Quais os tipos de correspondência de palavras-chave no Google?

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Quais os tipos de correspondência de palavras-chave no Google?

O Google Ads, que antes era chamado de AdWords, pode ser uma ferramenta valiosa para direcionar a atenção das pessoas para a sua prática e no momento mais oportuno, quando estiverem procurando os serviços ou produtos que você oferece. 

Para tornar suas campanhas do Google Ads mais eficazes, você deve primeiro compreender os diferentes tipos de correspondência que pode atribuir a suas palavras-chave. 

Simplificando, uma opção de correspondência atribui parâmetros para cada palavra-chave para controlar a relevância da consulta de pesquisa de um usuário da Internet para que o Google exiba seu anúncio nos resultados.

Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda melhor sobre correspondência de palavras-chave no Google!

O que é correspondência de palavras-chave?

Para cada palavra-chave adicionada à sua conta do Google Ads, é possível escolher um dos cinco diferentes tipos de correspondência: exata, de frase, ampla, modificador de correspondência ampla ou negativa. Dependendo da opção escolhida, seu anúncio aparecerá nos resultados do Google quando uma pessoa pesquisar uma consulta que esteja especificamente ou mais amplamente relacionada à sua palavra-chave.

Se você selecionar um tipo de correspondência altamente segmentado, como uma correspondência exata, considerando que as pessoas que veem seus anúncios estão procurando exatamente o que você está anunciando, o seu anúncio será mais relevante.

Por outro lado, se você escolher uma correspondência mais geral, como uma correspondência ampla, mais pessoas verão seu anúncio, mas uma parte menor desse público achará seu anúncio relevante.

Em outras palavras, quanto mais direcionada for sua correspondência de palavra-chave, menos pesquisas serão aplicadas (e menor será o público). Em contrapartida, quanto menos direcionado for o seu tipo de correspondência, mais pesquisas serão aplicadas (e maior será o seu alcance). 

Abaixo explicamos sobre cada uma das opções de correspondência de palavra-chave do Google Ads:

Correspondência exata

Uma correspondência exata é a mais específica de todas, pois quando é aplicada, o seu anúncio será exibido apenas se a pessoa estiver procurando a palavra-chave exata ou uma variação aproximada dela, como erros de ortografia, formas no singular e plural, radicais, acrônimos e abreviações. Se as palavras exatas forem usadas na consulta de pesquisa, mas na ordem errada (ou se a pesquisa incluir palavras extras), o anúncio não será acionado.

Exemplos para “cirurgião plástico”: cirurgião plástico, cirurgiões plásticos

Correspondência de frase

Uma correspondência de frase é mais flexível do que uma correspondência exata, mas ainda é altamente direcionada. 

Quando esse tipo é aplicado a um anúncio, uma pessoa pode pesquisar uma frase que inclua sua palavra-chave ou uma variação aproximada. Palavras adicionais na consulta podem ser colocadas antes ou depois da palavra-chave, mas não no meio.

Exemplos para “cirurgião plástico”: cirurgião plástico em São Paulo, cirurgiões plásticos locais

Correspondência ampla

Uma correspondência ampla oferece o maior alcance com a menor relevância. Sua palavra-chave corresponderá a termos de pesquisa que sejam uma variação dela ou considerados relevantes pelo Google Ads. Isso significa que a palavra-chave inteira nem precisa estar na consulta de pesquisa. 

Como resultado, a correspondência ampla às vezes pode desperdiçar um orçamento do Google Ads, por isso deve ser usada com moderação e com palavras-chave negativas. A correspondência ampla é a configuração padrão para sua palavra-chave se você não escolher o contrário.

Exemplos para “cirurgia plástica”: cirurgião plástico, rinoplastia

Modificador de correspondência ampla

Um modificador de correspondência ampla é semelhante à correspondência ampla, mas é mais refinado. 

Essa técnica envolve colocar um sinal de mais (+) antes de cada termo da palavra-chave que você deseja que apareça na consulta de pesquisa de uma pessoa. Como resultado, o anúncio só será mostrado se + [palavra-chave] estiver incluído na pesquisa.

Exemplos de + plástico + cirurgião: cirurgião plástico e reconstrutivo, cirurgiões de destaque em cirurgia plástica

Correspondência negativa

Uma correspondência negativa é usada para evitar que seu anúncio seja exibido para consultas de pesquisa irrelevantes que podem parecer semelhantes. 

Ao colocar um sinal de menos (-) antes dos termos que deseja evitar que acionem seu anúncio, você pode se concentrar em pesquisadores específicos, contribuindo para o retorno do investimento.

Exemplos para “práticas de cirurgia plástica”: -barato, -mais barato, -advertência, -contratação -salário

Como escolher os tipos de correspondência adequados para as suas palavras-chave?

Isso dependerá de diferentes fatores, como o orçamento do Google Ads e a meta de sua campanha. Conforme você avança com um tipo de correspondência específico para sua palavra-chave, certifique-se de acompanhar sua campanha do Google Ads para garantir que está adaptando sua estratégia para alcançar suas metas.

Se você não tem certeza de como começar a usar o Google Ads ou deseja tornar suas campanhas existentes mais eficazes, eu, Murillo Parrillo, poderei te ajudar. Sou especialista com anos de experiência no AdWords / Google Ads e um histórico estabelecido de criação de campanhas de publicidade do Google que ajudam as práticas a obter maior visibilidade online e a aumentar o tráfego relevante. 


Pronto para aproveitar ao máximo o Google Ads? Visite a minha página e saiba mais sobre o meu trabalho! Espero ter ajudado com esse artigo.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO, GOOGLE E FACEBOOK PARTNER, FUNDADOR DO PORTAL MARKETING DIGITAL BRASIL

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