O que são palavras-chave negativas e como otimizar seus gastos com mídia paga

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palavras-chave

Se você trabalha com mídias pagas, você provavelmente já conhece bem o termo “palavras-chave”, que nada mais são do que as palavras que as pessoas utilizam na barra de pesquisa do Google para pesquisar sobre o seu produto, serviço ou empresa. Mas você sabe o que são as palavras-chave negativas?

Para garantir que suas campanhas sejam bem sucedidas, a escolha das palavras-chave corretas que representem o interesse do seu público-alvo e o seu produto/serviço é essencial, mas como escolher essas palavras e como utilizá-las em estratégias de atração é assunto para um outro artigo.

Neste artigo falaremos melhor sobre as palavras-chave negativas, como elas impactam o seu orçamento e como você pode otimizar os seus gastos com mídia paga.

Boa leitura!

O que são palavras-chave negativas?

Como dissemos, de forma resumida, palavras-chave são os termos utilizados para encontrar determinado assunto no Google, e mesmo quando essas palavras juntas não formem uma frase coerente, você sabe que será possível realizar a pesquisa.

Já as palavras-chave negativas são exatamente o oposto, onde você irá definir, de acordo com a sua estratégia para cada campanha, através de quais termos você não quer que as pessoas encontrem o seu site, serviço ou produto.

Veja um exemplo:

Você possui uma empresa de terceirização de serviços, apesar de oferecer uma gama variada de serviços, você não trabalha com portaria.

Portaria será uma palavra-chave negativada, ou seja, quando as pessoas procurarem por serviços terceirizados de portaria, o seu site não será encontrado, não te gerando o custo daquele clique que muito provavelmente não será convertido.

O mesmo vale para quando você vende um determinado serviço e as pessoas costumam procurar por empregos relacionados a aquele serviço, sendo assim, palavras como vaga e emprego poderão ser negativadas, otimizando assim o seu investimento.

Como saber quais palavras-chave devo negativar?

Assim como você pode realizar um estudo para encontrar as palavras-chave corretas para o seu nicho, o mesmo deve ser feito para identificar as palavras-chave que deverão ser negativadas.

Você pode utilizar um buscador de palavras-chave e identificar ali as que não fazem sentido para o seu negócio.

Felizmente, ou infelizmente, no decorrer da sua campanha também aparecerão palavras-chave que você optará por negativar pois não condizem exatamente com o produto que você vende ou serviço que oferece, o relatório do Google Ads dos termos de pesquisa é uma excelente fonte de palavras-chave a serem negativadas, o único problema é que se elas aparecem ali é porque já te geraram algum tipo de custo.

Veja um exemplo:

Você tem uma confeitaria e oferece serviços e produtos para grandes eventos, um dos seus produtos é bolo de casamento.

Não é interessante nesse caso que uma das suas palavras-chave seja bolo, pois ela é muito ampla e dá margem para pesquisas como receita de bolo, bolo caseiro e outros que apenas te gerarão cliques com baixa chance de conversão.

Procure negativar todas essas palavras que não fazem sentido para o seu negócio e estude quais as palavras-chave corretas e específicas do seu nicho.

Como adicionar palavras chave negativas

Pronto, agora que você entendeu melhor o conceito de palavras-chave negativas e quais são elas dentro do seu negócio, você precisa saber como adicioná-las no Google Ads.

E ninguém melhor para te ensinar isso do que o próprio Google não é mesmo?

Veja esse rápido vídeo criado pelo Google para ensinar a cadastrar essas palavras:

Otimizando a campanha

Quando criamos uma campanha o objetivo é sempre manter um alto ROI (Retorno Sobre Investimento). Otimizar significa justamente isso, ter cada vez mais retorno com o menor investimento possível.

Mas qual a relação com as palavras-chave negativas?

Quando não negativamos palavras que não estejam totalmente alinhadas com o produto ou serviço oferecido, o anúncio corre o risco de ser exibido para pessoas que não são o seu público alvo, diminuindo as chances de conversão e consequentemente atrapalhando o bom desempenho do anúncio, gerando altos custos para uma baixa taxa de conversão.

Se você quer manter a campanha rodando de forma otimizada, é importante que cadastre a lista de palavras-chave negativas e que, além disso, acompanhe as métricas e estude os termos de pesquisa, negativando sempre que surgir um termo que não está relacionado ao seu produto ou serviço.

Na Agência Novo Foco é nossa função realizar essa otimização das campanhas, fazendo o que chamamos de “faxina”, limpando todos os termos que devem ser negativados, garantindo aos nossos clientes campanhas com o maior ROI possível!

Este artigo te ajudou? Agora é mão na massa! Converse com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a otimizar as suas campanhas de mídia paga!

Este artigo foi originalmente publicado por Agência Novo Foco, para acessar clique aqui!

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO, GOOGLE E FACEBOOK PARTNER, FUNDADOR DO PORTAL MARKETING DIGITAL BRASIL

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