Tendências das Ferramentas do Google para 2024

Em um cenário digital em constante mudança, é importante que profissionais de marketing, e entusiastas da tecnologia e empresas estejam atentos às evoluções nas ferramentas que moldam o mundo online.

O Google, um gigante da internet, geralmente puxa as grandes mudanças na internet e dita tendências. Por isso mesmo, vou te apresentar as principais tendências das ferramentas do Google para 2024 a seguir.

As principais tendências das ferramentas do Google para 2024

Quero começar com um aviso: 2024 tem grandes chances de ser um ano de sucesso para o seu negócio, desde que você acompanhe o que pode ser tendência com relação ao Google. Fique de olho no seguinte:

Inteligência Artificial (IA) e sua integração ao SEO

A Inteligência Artificial (IA) surge como uma peça central no quebra-cabeça do SEO. Para além da automação de tarefas repetitivas, a IA analisa grandes conjuntos de dados para discernir padrões de pesquisa.

Este avanço permite uma compreensão mais profunda das intenções dos usuários, o que resulta em conteúdo personalizado e relevante.

A fusão entre IA e SEO não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também eleva a posição nos motores de busca e sinaliza uma mudança interessante no padrão do marketing digital.

SEO híbrido: o abraço na diversidade de plataformas

A integração de diversas formas de SEO, como otimização para mobile e pesquisa local, é indispensável hoje em dia e o Google procura integrar o SEO em todas as suas ferramentas.

Esta abordagem híbrida é fundamental para construir uma presença online de respeito e alcançar diversos públicos e plataformas.

Quando as marcas alinham estratégias com o comportamento variado dos usuários, elas podem se posicionar de modo inteligente no cenário digital.

Jornada do consumidor com ainda mais destaque

Estratégias que oferecem experiências personalizadas e relevantes durante o ciclo de compra têm surgido e sido valorizadas pelo Google, que vê nessas ações o respeito necessário com o cliente.

A verdade é que a personalização não é mais uma opção, mas sim uma estratégia essencial para construir uma conexão profunda com o público-alvo, questão que deixa a marca como parte integrante da jornada do consumidor.

Correspondência ampla de palavras-chave no Google Ads

Em 2024, talvez a maior tendência do Google Ads seja a consolidação de fato da correspondência ampla de palavras-chave como a principal correspondência na plataforma.

Com isso, o Google sinaliza que quer entender a intenção por trás do que você pesquisa ao invés de focar somente no que você pesquisa.

A partir de um entendimento maior e melhorado sobre a intenção de compra com base nas pesquisas do usuário, as campanhas de Google Ads tendem a trazer um público realmente qualificado. Quem ganha são as empresas.

Buscas além do Google e a diversificação de estratégias

A diversificação das estratégias de busca para além do Google tem ganhado força ultimamente e compreender as nuances dos algoritmos de outras plataformas se torna algo crucial para ampliar significativamente o alcance e a visibilidade online dentro do próprio Google.

Se o Instagram é a plataforma pela qual você consegue mais leads, é interessante se aprofundar nas suas características para colocá-la em destaque no mecanismo do Google. Isso vai aumentar as possibilidades de alcance da sua marca.

A expansão para novos territórios de busca é recomendável, pois permite que as empresas alcancem um público diversificado.

Evolução da SERP e o impacto na taxa de cliques

As páginas de resultados de pesquisa (SERPs) do Google já se transformaram em fontes de informação mais abrangentes do que antigamente, pois adotaram uma abordagem informativa.

A ascensão de snippets (seção de descrição ou resumo de um resultado na Pesquisa Google e em outras propriedades) em destaque e rich snippets (descrições com mais informações em destaque) mudou a dinâmica do clique, ponto que impactou o CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques) tradicional.

Com mais informações apresentadas diretamente na SERP, os usuários encontram respostas sem a necessidade de acessar links adicionais.

Esse fenômeno redefine a métrica tradicional de CTR e reforça a importância de estratégias que busquem a visibilidade em meio a essas transformações nas ferramentas do Google.

Autoridade no tópico e a importância do EAT

Estabelecer autoridade no tópico ultrapassa a mera visibilidade: trata-se de se tornar uma fonte inquestionável em domínios específicos.

Paralelamente, a validação do EAT (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness, ou ou expertise, autoridade e confiabilidade) dentro da avaliação de qualidade do Google é uma tendência que veio para ficar em 2024.

A conquista do EAT demonstra a credibilidade de um negócio e também desempenha um papel vital na classificação dos resultados de pesquisa.

Então, a procura por relevância agora se estende além das palavras-chave e envolve a narrativa e a credibilidade como elementos centrais do posicionamento do negócio.

Leia este artigo também: O que Rolou no Google Marketing Live 2023

Dicas para você se adaptar às tendências das ferramentas do Google para 2024

  • Mantenha-se atualizado: esteja sempre ciente das atualizações nos algoritmos e ferramentas do Google e ajuste suas estratégias de acordo. A adaptação rápida é a chave para permanecer relevante.
  • Priorize a experiência do usuário: se concentre em proporcionar uma experiência do usuário excepcional. O Google valoriza páginas que oferecem navegação intuitiva, conteúdo relevante e tempos de carregamento rápidos.
  • Monitore a concorrência: esteja ciente das estratégias adotadas por seus concorrentes. A análise da concorrência pode fornecer dados valiosos e inspirar ajustes em suas próprias abordagens.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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