O que Rolou no Google Marketing Live 2023

O Google Marketing Live 2023 trouxe à tona avanços interessantes para o universo do marketing digital. O foco principal foi nas soluções que são impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA).

Listei para você os principais pontos do que rolou nesse evento e como as inovações podem multiplicar os resultados das suas campanhas.

Campanhas de pesquisa aprimoradas

  • Conversar com o Google Ads para melhorar campanhas de pesquisa
    Uma das grandes novidades apresentadas foi a experiência de conversa no Google Ads. Agora, é possível interagir naturalmente com a IA para criar palavras-chave, títulos e descrições eficientes. Essa linguagem natural promete simplificar a criação de campanhas, e tem sido testada desde julho e com previsão de ampliação ainda em 2023.
  • Inovação com IA generativa
    A IA generativa chega para aprimorar a pesquisa e deixar o mecanismo mais inteligente. A experiência de pesquisa generativa (SGE) será lançada primeiro nos EUA e vai integrar, com tecnologia de IA, anúncios de pesquisa e do Shopping à conversa e resumo. A meta é construir anúncios relevantes, de alta qualidade e personalizados, tudo de maneira responsável.
  • Anúncios mais relevantes com recursos automáticos
    A IA generativa também será aplicada nos recursos automáticos das campanhas de pesquisa e Performance Max para gerar títulos e descrições mais relevantes para as consultas dos usuários. Essa personalização visa aumentar a relevância do anúncio e manter seus recursos atualizados, o que vai possibilitar uma representação fiel da marca.

Performance Max: conexão eficiente com clientes

  • Metas de ciclo de vida para clientes
    As campanhas Performance Max possibilitam definir metas específicas para aumentar o valor de novos clientes e dos atuais. Ao combinar listas próprias de clientes com a IA do Google, os anunciantes têm melhores resultados em todas as fases do ciclo de vida do consumidor. A novidade é o aprofundamento da meta de aquisição de novos clientes.
  • Otimização pré-veiculação de anúncios
    O preenchimento da campanha oferece recomendações para recursos e orçamento diário de acordo com o site, campanhas anteriores e previsões da IA, detalhes que facilitam a preparação antes da veiculação.
  • Criação de recursos com IA generativa
    Um novo fluxo de criação de recursos nas campanhas Performance Max utiliza IA generativa para fornecer opções de texto e imagem de alta qualidade. Essas sugestões, personalizadas para sua empresa, começarão a ser lançadas em 2023.

Mais vendas com inovações para varejistas

  • Experiência de compra inovadora com IA generativa
    A IA generativa vai transformar a experiência de compra e tornar a pesquisa mais inteligente. Os anúncios de pesquisa e do Shopping combinados no modo de conversa e resumo com tecnologia de IA para que os anúncios fiquem ainda mais relevantes e personalizados.
  • Soluções omnichannel com Performance Max
    As campanhas Performance Max, impulsionadas pela IA, possibilitam otimizar o retorno sobre o investimento em diversos canais, como Rede de Display, YouTube, Pesquisa, Google Maps e Discover. A migração para Performance Max resultou em um aumento médio de 25% no valor da conversão para varejistas.
  • Metas de ciclo de vida de clientes novos
    Para impulsionar as vendas online, o Google Marketing Live anunciou metas específicas para aquisição e reengajamento de novos clientes a fim de gerar oportunidades de personalização e aumento da retenção.

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Ampliação do criativo do YouTube com IA

  • Ferramentas de criação baseadas em IA
    A IA do Google entra em cena para gerar anúncios em vídeo horizontais, quadrados ou verticais a partir de recursos existentes. Essa flexibilidade permite adaptar o conteúdo às preferências dos espectadores, com destaque para a criação de anúncios verticais para o formato YouTube Shorts em dispositivos móveis.
  • Melhor qualidade de imagem com IA
    A IA do Google também está focada em melhorar a qualidade das imagens no YouTube. A partir de técnicas como aumento de resolução e corte inteligente, ela adapta as imagens ao contexto, o que oferece uma experiência visual mais atraente.
  • Veiculação em diferentes ambientes e telas
    Com as campanhas de vídeo impulsionadas por IA, os anúncios são estrategicamente veiculados em ambientes variados do YouTube, como in-stream, in-feed e Shorts, bem como em smart TVs, computadores e dispositivos móveis. Essa abordagem é pensada com base nas informações do anunciante para otimizar o tráfego e conversões no site.

Fortalecimento da medição com dados próprios

  • Integração simplificada de dados próprios
    O Google Ads trabalha para simplificar a integração e o gerenciamento dos dados próprios para que a conexão de fontes de dados fique mais fácil e segura. As atualizações visam permitir que empresas de todos os tamanhos transformem dados em insights e melhorem a precisão das medições.
  • Configuração facilitada de conversões otimizadas
    As conversões otimizadas, essenciais para relatórios confiáveis, serão mais fáceis de configurar no Google Ads. Os novos controles no nível da conta permitirão a configuração em toda a conta, questão que traz agilidade para a ativação de dados próprios e a criação de listas de público-alvo fundamentadas em conversões.
  • Uso estratégico de públicos-alvo do Google Analytics 4
    Os públicos-alvo do Google Analytics 4 podem ser criados e adicionados às campanhas do Google Ads e isso proporciona uma segmentação mais precisa. A integração envolve públicos-alvo identificados pela IA do Google com o intuito de melhorar a eficácia das campanhas.

Potencialização de compras diretas nos anúncios de app

  • Campanhas para apps baseadas em IA
    Foi enfatizada a importância dos apps para os negócios e as campanhas para apps desenvolvidas com IA. Campanhas deste tipo promovem aplicativos nos canais e serviços do Google de maneira eficiente, pois viabilizam melhorias contínuas.
  • Integração de feeds de produtos em novos formatos
    Os anunciantes podem transformar anúncios de app em vitrines com feeds de produtos em formatos como YouTube Shorts e inventário in-feed. Adições como promoções e ajustes periódicos serão lançadas em versão Beta nos próximos meses para ampliar as conversões.
  • Web to App Connect para experiência otimizada
    O Web to App Connect conta com uma plataforma que auxilia a implementar o acompanhamento de conversões, lances e links diretos para otimizar a experiência entre web e app. Essa ferramenta, em versão Beta no Google Ads, gera uma taxa de conversão duas vezes maior para os cliques que direcionam ao app em comparação com o site móvel.

Esses foram só alguns detalhes de tudo o que o Google Marketing Live 2023 e eu recomendo que você leia mais sobre as novidades neste link oficial do evento.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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