Como Otimizar Uma Campanha P.Max no Google Ads

Você fez uma campanha de Performance Max no Google Ads, só que os resultados não foram bem os esperados. O que fazer? Otimizar essa campanha.

“Mas como, Murilo?”, é o que você vai me perguntar. Por isso mesmo, eu preparei este conteúdo aqui para te ajudar a otimizar sua campanha P.Max no Google Ads para que ela tenha uma boa performance.

Dicas de otimização para campanhas Performance Max no Google Ads

Aprender mais sobre o Google Ads nunca é demais e vou te mostrar agora algumas dicas que eu reuni para que você faça uma boa otimização das suas campanhas de Performance Max.

Os primeiros passos

Dentro da sua campanha de Performance Max, na sessão “Grupo de recursos”, você terá acesso aos recursos que você utilizou na campanha em questão.

Em “Ver detalhes”, botão azul no canto inferior direito do grupo de recursos, você terá a chance de analisar a performance da campanha, que pode estar como “baixa”, “boa” ou “melhor”.

A partir disso, faça uma análise por tipo de recurso. No topo da página, clique em “Adicionar filtro”, depois em “Tipo de recurso” e selecione os recursos que estão presentes na campanha de Performance Max.

Naturalmente, a ideia que surge é a de excluir os recursos classificados com uma performance baixa, mas não recomendo que você faça isso, já que o resultado dessas mudanças não podem ser analisados com a exatidão necessária para mudar novas campanhas.

O ideal é identificar os recursos que estão com uma performance baixa e registrar cada um deles, seja em um bloco de notas físico ou digital, como preferir.

A seguir, selecione a campanha que você analisou, clique em copiar, atualize a página e cole a campanha quando aparecer o botão azul escrito “Colar”.

Nessa nova campanha, você tem de excluir os recursos com a performance baixa para que somente aqueles com a performance considerada com a melhor continuem nela.

Você também pode adicionar novos recursos, como vídeos e imagens, mas saiba que a ação de apenas excluir os recursos que não têm funcionado, manter os que funcionam e não acrescentar nenhum outro recurso é mais certeira, por assim dizer.

Depois de salvar as alterações no grupo de recursos, é só aguardar um tempo para obter dados importantes dessa campanha de Performance Max no Google Ads.

Aliás, “tempo” é o assunto do próximo tópico, preste bastante atenção no que vou te explicar abaixo.

Duração da campanha: a paciência é uma virtude

Uma das recomendações iniciais para otimizar uma campanha Performance Max é a paciência. Sim, é isso mesmo que você leu. De acordo com as diretrizes do Google Ads, é aconselhável veicular as campanhas por pelo menos seis semanas.

Esse período faz com que o algoritmo de aprendizado de máquina colete dados suficientes para comparar o desempenho e otimizar a entrega.

Então, evite a tentação de interromper sua campanha de forma prematura, pois os melhores resultados podem demorar um pouco para se materializar.

Utilize indicadores de público-alvo

As campanhas Performance Max são bastante relacionadas ao aprendizado de máquina. Para acelerar esse processo e melhorar os resultados, é válido usar indicadores de público-alvo relevantes.

O Google Ads recomenda a utilização de listas de público-alvo, como as listas de remarketing, segmentação por lista de clientes, segmentos semelhantes e intenção personalizada.

Esses indicadores vão ajudar o algoritmo a entender melhor o comportamento e as preferências do seu público, o que torna sua campanha mais eficaz.

Maximize seus recursos criativos

A qualidade e diversidade dos recursos criativos têm um impacto significativo no desempenho de sua campanha Performance Max no Google Ads. Recomendo que você use o máximo de recursos disponíveis.

No que diz respeito a texto, adicione pelo menos 15 títulos e cinco descrições. Quanto às imagens, inclua três em modo paisagem, três quadradas e uma em modo retrato.

Além disso, não se esqueça de inserir pelo menos um recurso de vídeo. Você pode usar um vídeo que você já tenha ou criar um diretamente na ferramenta de criação de vídeo enquanto faz a configuração da campanha.

Entenda que quanto mais variados e envolventes forem seus recursos criativos, maior será a probabilidade de atrair e converter seu público-alvo.

Teste e aprenda

Quero chamar a sua atenção para um detalhe muito importante: a otimização contínua é a chave para o sucesso das campanhas Performance Max. Não pense duas vezes em realizar testes A/B para avaliar o desempenho de diferentes elementos da campanha.

Teste variações de títulos, descrições, imagens e até mesmo estratégias de lances. Aprenda com os resultados e ajuste sua campanha com base nas descobertas que você alcançar.

A flexibilidade e adaptabilidade são duas habilidades essenciais no mundo em constante evolução do marketing online.

Confira este artigo também: Como Configurar os Lances Automáticos no Google Ads

3 sugestões para melhorar ainda mais o desempenho da campanha P.Max no Google Ads

Além destas dicas realmente importantes, eu acho interessante citar três sugestões que considero válidas para auxiliar a otimizar ainda mais suas campanhas Performance Max no Google Ads.

1. Segmentação

A segmentação é um dos pilares do sucesso de qualquer campanha de marketing. Ao utilizar a segmentação por critérios demográficos, geográficos, comportamentais e de interesses, você direciona sua mensagem para o público certo.

Lembre-se de que a segmentação deve estar alinhada com seus objetivos de marketing e a intenção de compra do seu público.

2. Acompanhamento de conversões

Implementar o acompanhamento de conversões também é fundamental para avaliar o desempenho de sua campanha.

Se certifique de que todas as ações desejadas, como compras, inscrições ou downloads, estejam devidamente rastreadas. Isso permite medir o retorno sobre o investimento (ROI) e tomar decisões informadas de otimização.

3. Ajuste de lances

Os lances têm grande influência na otimização das campanhas do Google Ads, como é o caso da Performance Max. Ajuste seus lances com base no desempenho de diferentes públicos, canais e horários.

Porém, mantenha um equilíbrio entre a obtenção de resultados e o controle de custos para observar atentamente o seu orçamento disponível.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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MURILO PARRILLO RODRIGUES ME | CNPJ: 23.191.829/0001-14 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020