Threads vs. Outras Redes Sociais Empresariais: Vale a Pena Migrar?

O Threads é a mais nova rede social do momento e você já deve ter visto algo sobre esse lançamento na internet, certo?

Criado pela Meta, empresa que controla o Instagram, Facebook e WhatsApp, o Threads é focado em texto (por enquanto) e surgiu para rivalizar diretamente com o Twitter.

Mas será que vale a pena para as empresas criarem um perfil no Threads a fim de se comunicarem com o seu público? Vamos juntos entender melhor sobre esse assunto que tem dominado as discussões na internet.

O Threads veio para ficar ou será esquecido em pouco tempo?

Foram apenas duas horas para o Threads alcançar a marca expressiva de 2 milhões de usuários ativos, um recorde em toda a internet.

As pessoas foram impulsionadas pela curiosidade e pela facilidade em migrar para a nova rede social, uma vez que quem já tem o Instagram pode integrar as duas contas e seguir as mesmas pessoas que já segue na rede social “irmã”.

Algumas funcionalidades do Threads são os 500 caracteres permitidos em cada postagem e a possibilidade de postar fotos, vídeos de até cinco minutos, links e gifs como anexos.

Ainda é difícil prever qualquer coisa em relação ao Threads, mas se tem uma coisa que eu aprendi em todos esses anos no marketing digital e posso afirmar é que, quando uma ferramenta surge para solucionar uma necessidade das pessoas, ela tem uma vida útil prolongada.

Foi assim com o YouTube, Facebook, Instagram e esse parece ser o mesmo caso do Threads, uma vez que o Twitter tem passado por grandes mudanças desde que foi adquirido pelo Elon Musk e os usuários não têm respondido positivamente, ao que parece.

Então, a tendência é de que o Threads seja usado por muitos anos, ainda mais com todo o investimento do Mark Zuckerberg e a clara intenção de que a rede social dê certo e seja o centro de postagens em texto.

Threads vs. Twitter

A principal batalha do Threads é com o Twitter, não há como negar e você precisa ficar atento aos próximos passos dessa disputa que promete ser acirrada.

Afinal de contas, o que se fala é que o Twitter está realmente ameaçado depois de passar por recentes mudanças sobre o limite de tweets que podem ser lidos pelos usuários.

Como era de se esperar, existem semelhanças entre o Threads e o Twitter, ainda que cada uma delas ainda tenha detalhes únicos.

Logo de início, a página principal do Threads é semelhante à página “For You” do Twitter. Nela, são exibidos os posts das contas que a pessoa segue, ranqueados com base em um algoritmo.

A estrutura de postagem do Threads também é parecida com a do principal concorrente, mas a quantidade de caracteres não. Como eu disse anteriormente, o Threads libera a escrita de 500 caracteres, enquanto o Twitter disponibiliza 280 caracteres.

Porém, na rede social do passarinho azul, existem planos para assinar e ter a chance de escrever tweets mais longos. Na rede social novata, ainda não há essa possibilidade.

Sabe aquela área de tendências, ou trendings, onde você acha os assuntos em alta no Twitter? Pois é, o Threads ainda não tem essa função e o usuário tem de fazer a sua exploração na página inicial.

E outra parte que diferencia as duas redes sociais é que o Threads facilita a ocultação de curtidas nos posts. No Twitter, o recurso que indica o engajamento dos tweets, com números sobre visualizações e favoritos, foi incluído apenas em 2022.

É de se imaginar que o Threads se sobressaia ao Twitter pelo menos por enquanto, já que ele estimula o senso de novidade e de interesse nas pessoas em estarem por dentro do que há de novo na internet.

Agora, se o Threads vai desbancar a posição do Twitter como rede social de interações rápidas que mora no coração de diversas pessoas, somente o tempo dirá. Está muito cedo para definirmos qualquer vencedor dessa competição — se é que haverá um.

Threads vs. outras redes sociais

Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, YouTube e outras redes sociais utilizadas por inúmeras pessoas e, mesmo nesse oceano vermelho, a Meta decidiu que o Threads vai navegar sem medo.

A competição sempre vai existir entre as redes sociais, já que todas disputam pelo tempo das pessoas.

Então, por mais que o Threads tenha redes sociais “irmãs” e várias outras como “colegas de trabalho”, a verdade é que ele tem se destacado pelo ineditismo e pela possibilidade de ser um espaço aberto ao diálogo e menos hostil contra opiniões contrárias.

É uma oportunidade de ouro para o Threads fincar a sua posição como uma rede social inovadora no meio de gigantes e surfar na onda das boas práticas na internet. É isso que todos nós queremos, não é mesmo?

Uma rede social não anula outra e quem ganha somos nós, usuários. Mas é importante ficarmos de olho nos próximos capítulos dessa história que vai bagunçar o tabuleiro das redes sociais.

Leia este artigo também: ChatGPT vs Bard – Quem Ganha a Batalha dos Modelos de Linguagem?

Vale a pena para a sua empresa estar no Threads?

Sim, vale a pena que a sua empresa esteja presente no Threads, ainda que não existam formas de publicidade na rede social. O motivo? Estabelecer uma conexão com o seu público.

Quanto mais você se conectar com as pessoas interessadas no seu produto ou serviço, maiores são as chances dos consumidores se interessarem e comprarem o que você tem a oferecer.

Você pode fazer isso com uma linguagem mais próxima ao seu público-alvo, interagir com curtidas e comentários em outras threads e até mesmo fazer parcerias com influenciadores que já estejam no Threads.

Ainda não há uma versão do Threads em desktop, seja como aplicativo ou para navegador de internet. Os acessos estão habilitados apenas para dispositivos móveis até o momento, então você vai precisar usar o celular para fazer a sua empresa se destacar por lá.

Contudo, deve ser questão de tempo até que o acesso ao Threads em computadores esteja disponível para ajudar o trabalho das empresas. Aproveite o engajamento inicial dessa rede social e aumente o alcance do seu negócio na internet.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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