Seu Negócio é REÚNA? Entenda o Conceito Desta Metodologia Para Alavancar a Sua Empresa!

Autor: Murilo Parrillo

Tempo de Leitura: 10 minutos

Hoje em dia a preocupação da grande maioria das pequenas e médias empresas é sobreviver, abrir a porta no dia seguinte, pagar as contas e ter o que comer, pessoalmente me entristece ouvir um empresário me falar aquela velha frase “estou vendendo o almoço para pagar a janta”.

Já faz alguns anos que reflito sobre isso, pois apesar da minha pouca idade (32 anos), já tive a oportunidade de trabalhar em dezenas de empresas diferentes, de diversos segmentos, 22 empresas para ser mais preciso, todas elas pequenas e médias. Esse foi o número das empresas que eu trabalhei CLT, sem contar as que trabalhei informalmente, caso não acredite, segue a foto das minhas 4 carteiras de trabalho abaixo.

Deu para perceber que não nasci para trabalhar para os outros né? Rs… Por isso que desde cedo (16 anos), também me aventurei no mundo do empreendedorismo enquanto intercalava entre as empresas. Como a maioria de todos os empreendedores, eu também quebrei, mas apenas 3 vezes: minha empresa de decoração de festas, minha primeira agência de comunicação, e minha primeira loja online, tudo isso antes de 2014. Hoje vejo que nunca foi perda, e sim um aprendizado, pois todos os erros cometidos, seja na minha carreira CLT ou das vezes que empreendi e quebrei, me serviram de alicerce para construir as empresas que tenho hoje.

Sim, as empresas! Atualmente, sou Diretor Executivo da Agência Novo Foco, uma Agência de Marketing Digital parceria oficial do Google, do Facebook e do RD Station, especializada em Marketing de Performance. Além da Agência, sou fundador do Portal Marketing Digital Brasil, onde tenho um time que produz conteúdo gratuito sobre Marketing Digital e assuntos relacionados, tenho alguns cursos autorais, e sou co-produtor de outros cursos.

Além da Agência e do Portal, também tenho meu grupo de E-commerce, onde tenho algumas lojas virtuais de diferentes nichos que vendo na modalidade de Dropshipping. E por fim, atualmente sou sócio de um auditório de eventos em São Bernardo do Campo – SP, onde realizo cursos, palestras, eventos e treinamentos, e alugo para outras empresas e pessoas também fazerem seus eventos.

Calma gente! Eu também tenho vida! Sou casado, pai de 2 cachorros, tenho casa, carro, moto, passeio no parque, viajo, faço exercícios, medito, como, durmo, toco baixo e meu sonho é me tornar um rock star, um vocalista de trash metal mais precisamente, enfim, um ser humano normal que tem seus sonhos e corre atrás deles.

E você pode estar se perguntando, como é possível gerir tanta coisa ao mesmo tempo? E eu te respondo, eu chamo de tríade da gestão, você precisa ter: Pessoas, Processos e Tecnologia. Eu sou um mero estagiário comparado a grandes empresários que existem no mercado hoje, mas comparado ao meu eu de 3 anos atrás, posso garantir que meu crescimento foi estratosférico, e continuo crescendo a cada dia, principalmente nos negócios, após unir um conjunto de características que grandes negócios tem em comum, e chamar essa metodologia de REÚNA.

Mas afinal, o que é REÚNA? Vou destrinchar essa nomenclatura para você exatamente agora:

R – Recorrente.

E – Escalável.

Ú – Útil.

N – Necessário.

A – Acessível.

Pelo nome você já consegue ter uma ideia do que se trata cada sigla, mas continue a leitura, e se possível, tire no mínimo 1 insight que se encaixe em seu negócio, vamos lá?

RECORRENTE:

Você vende produto ou presta serviço? Se for produto, o seu cliente compra todos os meses de você, ou apenas uma única vez? Se for serviço, é um serviço pontual, ou um serviço que as pessoas precisam constantemente, a ponto de assumir uma fidelização com o seu negócio?

Essas são algumas das perguntas que eu faço hoje, quando alguém me pede uma opinião sobre um novo negócio. No mundo de hoje para um negócio ser promissor e ter uma receita minimamente previsível, é necessário que seja RECORRENTE, ou seja, que você cobre um valor mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual para as pessoas consumirem o seu produto ou serviço.

Ah, mas o meu produto é físico, eu vendo roupas! Você já viu a quantidade de empresas que fazem a famosa “BOX”, o cliente paga um valor mensal e recebe um conjunto surpresa todos os meses. “Ah, mas eu não acredito que isso pode dar certo, os clientes gostam de escolher”, que tal fazer um clube de assinatura? Onde a pessoa paga um valor mínimo e tem direito a vantagens e benefícios ao comprar seus produtos?

Enfim, são milhares as possibilidades que você tem de vender produtos e serviços de forma recorrente, tire um tempo para pensar, estudar possibilidades, coloque no papel, eu tenho certeza que você já tem alguma coisa na sua imaginação, coloca em prática!

ESCALÁVEL:

Se você fechar 500 novas vendas hoje, você consegue atender e entregar o seu produto ou serviço? Se a resposta é não, sinto lhe dizer, seu negócio não é escalável. Mas não se preocupe, existem diversas formas de transformar o seu negócio ESCALÁVEL hoje, você apenas precisa enxergar, pare, pense, tenha um insight, e aja!

Vou te dar um exemplo de como fiz para escalar a minha Agência, que no caso é serviço, e humanamente impossível de atender 500 novas vendas (caso aconteça) num único dia, então o que fiz nos últimos 6 meses foi: Automatizar os processos, 100% deles. E contratar novas pessoas, internas e profissionais liberais, pois eu já tinha as ferramentas (Tecnologia) para controlar a demanda.

Para se tornar cliente da Agência, o prospect passa primeiro pelo processo de solicitação de diagnóstico de Marketing Digital, e recebe junto com a proposta em até 48 horas úteis. Eu tenho pré-formatado um modelo de proposta, onde preencho as informações do novo cliente e consigo enviar em 24 horas, ativamente invisto aprox. 10 minutos para montar a proposta para o cliente, o prazo de 48 horas é devido a rotina já existente, a solicitação de diagnóstico entra numa fila, e na vez dele, é realizado.

Após o aceite da proposta, agendamos um briefing. Já tenho também pré-formatado as informações que preciso dos clientes para realizarmos o briefing, e após o briefing realizado, as tarefas entram para a fila de produção, onde meu time operacional executa, e meu time de atendimento mantém ativamente um feedback com os clientes.

Resumindo, para escalar o seu negócio primeiramente você tem que encontrar COMO atender uma demanda 100x maior do que sua capacidade atual, novamente volto a falar sobre a tríade da gestão: Pessoas, Processos e Tecnologia. Implementando esses três fatores, você poderá tranquilamente fechar 500 novas vendas por dia, seja qual for a sua atividade.

ÚTIL

O seu produto ou serviço é ÚTIL para a sociedade? Ele resolve um problema? Ele satisfaz um desejo?

Hoje em dia existem muitos produtos e serviços que não tem utilidade nenhuma para a sua vida ou para o seu negócio, pensando nisso, na metodologia REÚNA, o negócio ser útil tem um peso enorme!

Os consumidores, seja no B2C ou no B2B, são humanos que tomam a decisão de compra, e o ser humano compra com a emoção e justifica pela razão, quase 100% das vezes motivados por uma dessas duas razões: Evitar a dor, ou buscar prazer. Calma! Não entenda errado, por exemplo, porque você compra comida pelo ifood? Claro, comer é uma necessidade fisiológica, mas o app te disponibiliza o conforto, ou seja, você não tem a dor de ter que sair para comprar comida, ou até mesmo cozinhar, neste caso, evitou a dor e teve prazer, foi extremamente ÚTIL!

Faça uma reflexão sobre o seu produto ou serviço, ele evita a dor ou dá prazer para as pessoas ou empresas? Caso tenha essa resposta, parabéns, o seu negócio é útil!

NECESSÁRIO

No último tópico falamos sobre utilidade, mas além de útil, dentro da metodologia REÚNA, se o seu negócio for necessário, ele tem um peso muito maior, e pode prosperar muito mais do que você imagina.

Como exemplo, podemos citar todo e qualquer lançamento de um produto chinês! Os chineses são extremamente criativos para criar coisas ÚTEIS, mas a grande maioria delas não são necessárias, como por exemplo, cuecas e calcinhas com um dispositivo anti-pum, que você pode soltar à vontade, que o cheiro não escapa! É extremamente útil, mas não é totalmente necessário para a sociedade (do ponto de vista generalista).

Brincadeiras a parte, tenha um negócio que seja necessário para a sociedade, ao menos para o seu nicho de público, vou me usar de exemplo novamente com os treinamentos do portal, é de extrema necessidade que empreendedores e empresários conheçam sobre Marketing Digital para aplicarem em seus negócios, é fundamental, hoje em dia é uma NECESSIDADE, não é mais uma opção.

E você, e no seu negócio? O seu público PRECISA dos seus produtos ou serviços? Ele é necessário de fato? Se sim, parabéns! Sem dúvidas você tem um negócio promissor nas mãos, mantenha o foco!

ACESSÍVEL

Por último e não menos importante, o A da metodologia REÚNA é de ACESSÍVEL, se trata do preço o seu produto ou serviço, ele é acessível do ponto de vista do seu cliente?

Não estou aqui para falar para você abaixar seu preço nem coisa do tipo, pois quem coloca preço nos produtos ou serviços, na minha opinião, são os próprios criadores, mas se você quer ter um negócio REÚNA, dentro das possibilidades do seu negócio você tem que ter um preço acessível para os seus consumidores.

Quando digo acessível, é acessível ao público que você deseja atingir, por exemplo, as grandes operadoras de TV, oferecem planos a partir de 30 reais por mês para os consumidores, as de telefonia, também, as pessoas tem o costume de “encaixar no orçamento” delas aquilo que lhes convém, então se você tem um produto que seja recorrente, escalável, útil, necessário e consegue passar a mensagem para o seu público, tornando ele acessível, é venda na certa!

Para finalizar, vou gerar um pouco de polêmica, hoje em dia é muito simples (não disse que é fácil) ter um negócio com um alto faturamento, basta dividir a sua meta de faturamento pelo seu ticket médio, e buscar o público que pague o preço através de estratégias de Marketing e Vendas. Para facilitar vou deixar uma tabelinha abaixo, com uma simulação simples, como se o seu serviço/produto fosse R$100/mês por exemplo:

SEU TICKET MÉDIOQUANTIDADE DE VENDASSEU FATURAMENTO
R$ 100100R$ 10.000
R$ 100500R$ 50.000
R$ 1001.000R$ 100.000

Agora fica a reflexão: Que tipo de problema você resolve, ou qual tipo de prazer você pode dar aos seus clientes, em troca de 100 reais por mês? Pois eu garanto com toda certeza, existe no mínimo 1.000 pessoas neste momento que comprariam o seu produto ou serviço no Brasil, independente do que você venda, basta você sentar, pensar, refletir, tentar, errar, tentar de novo, errar de novo, e se manter firme, ATÉ CONSEGUIR.

E para isso (não me julguem), mas você de fato tem que abrir a sua mente, e entender que você é capaz, e que é totalmente possível você construir o seu negócio na metodologia REÚNA nos próximos meses, o processo é simples: Estude, aplique, erre, conserte, repita.

Se gostou da leitura, e teve ao menos 1 único insight, me deixe saber! Compartilhe este artigo em seu stories do instagram, e me marque: @murilo.parrillo

Abraços e sucesso, sempre.

Murilo Parrillo

Gostou do conteúdo? Comente abaixo para eu saber sua opinião!

Talvez Você Goste Também Dessas Matérias...

Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

SIGA MINHAS REDES SOCIAIS 👇🏻

Estrutura de Marketing Digital que eu sugiro que você tenha na sua empresa👇🏻

Conheça Meus Cursos de Marketing Digital

Cadastre-se Para Receber Notificações Sobre os Novos Posts

MURILO PARRILLO RODRIGUES ME | CNPJ: 23.191.829/0001-14 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020