Google Ads x Facebook Ads: Qual a melhor plataforma de anúncios para a sua empresa?

Facebook Ads x Google Ads

Google Ads ou Facebook Ads?

Muito comum para quem está começando no mundo do marketing digital, seja um profissional da área gerenciando anúncios ou mesmo um empresário que quer veicular anúncios de sua empresa na internet, quebrar a cabeça tentando descobrir qual a melhor plataforma para fazer essas divulgações.

Três motivos principais dão razão a essa dúvida, são eles: abrangênciarecursos e resultados que cada uma dessas plataformas pode trazer.

Mas será que existe mesmo essa briga e, se existe, será que algumas delas realmente vence?

É o que você vai descobrir neste artigo.

Leia até o final para conhecer melhor essas duas plataformas, quais são seus pontos fortes (e fracos) e quais as principais diferenças entre elas, dessa forma você poderá descobrir por conta própria a resposta desse dilema.

Por que investir em mídia paga?

Para termos aqui um artigo realmente completo, é importante ressaltarmos a importância do investimento em mídia paga para todos os segmentos, seja para quem vende produtos ou serviços, B2B ou B2C.

A mídia tradicional (tv, rádio, jornal e revistas) pode ainda funcionar e ter sua parcela de representatividade quando falamos em propaganda, porém com o avanço da internet e das tecnologias na proporção que temos hoje, quem não está aqui, dificilmente está conseguindo se manter no jogo.

A internet apresenta-se como uma grande rede de conexão, cada vez mais presente na vida das pessoas, trazendo oportunidades infinitas para os dois lados, quem anuncia/vende e quem busca/compra.

De certa forma, esse aumento no número de usuários, traz também algumas consequências como por exemplo os algoritmos dos motores de busca cada vez mais exigentes para exibição de conteúdo, tornando a busca orgânica cada vez mais seletiva e forçando os anunciantes a aprimorarem suas técnicas de SEO e utilizar a mídia paga.

Sabendo disso, investir em mídia paga tornou-se essencial para o sucesso de qualquer negócio, garantindo que o seu anúncio chegue até as pessoas certas.

It’s time!

Do lado direito do ringue: Google Ads

Você encontra um e-book completo sobre essa plataforma clicando aqui.

Neste artigo a ideia é mostrar um pouco melhor sobre as vantagens e desvantagens de cada plataforma, então se você já leu o e-book e está craque no Google, siga a leitura:

De forma resumida, o Google Ads é a plataforma de publicidade paga da gigante de tecnologia (maior buscador do mundo), e, portanto, considerada a maior e mais abrangente plataforma existente.

Veja alguns números:

  • Mais de 40.000 pesquisas realizadas por segundo
  • 180 bilhões de pesquisas por mês
  • Com o Google Ads, 2.6 bilhões de pesquisas por mês exibem anúncios pagos
  • Potencial de alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo! 

Os números falam por si só e poderiam garantir todas as vantagens dessa plataforma, mas tem mais.

Nela é possível escolher entre dois tipos de anúncios: Pesquisa e Display, sendo a primeira o link patrocinado que aparece no topo das páginas de resultados e a segunda a forma de anunciar nos parceiros do Google que disponibilizam banners em seus sites dedicados a estes anúncios.

Além disso, o Google também se utiliza muito de inteligência artificial e do machine learning, o que possibilita que os seus motores de busca sejam cada vez mais sofisticados e responsivos.

Falando agora um pouco sobre as desvantagens, se podemos dizer assim, na utilização dessa plataforma, duas nos chamam mais a atenção.

A primeira é o custo das palavras-chaves que, dependendo do seu nicho de negócio, pode ser elevado quando são bastante disputadas (ainda assim muito inferior aos valores investidos em publicidade tradicional) e se você não tiver uma boa estratégia de marketing digital, o risco de você gastar dinheiro e não ter o retorno esperado é grande.

A segunda desvantagem é que se você possui um produto ou serviço novo no mercado, que não é de conhecimento de grande parte do público, você não poderá contar com um histórico de pesquisas sobre esse produto e pode ser difícil anunciar uma vez que você não saberá ao certo quais as palavras chaves pesquisadas para encontrá-lo.

Neste caso, o ideal é que você “eduque” a sua audiência e crie relacionamento com seu público alvo. O que nos leva ao nosso segundo lutador da noite.

Do lado esquerdo do ringue: Facebook Ads

Se o Google ocupa o topo dos buscadores, o Facebook ocupa o topo de maior rede social do mundo, ou seja, a briga é boa.

Vamos aos números:

  • Mais de 1.28 bilhão de usuários ativos por mês
  • 1 trilhão de visualizações por mês 
  • Potencial de alcance de 43.8% de todos os usuários de internet do mundo!

Assim como o Google Ads, o Facebook Ads é também a plataforma responsável pela publicidade paga da Rede Social e oferece muitas vantagens para quem anuncia.

Uma das principais vantagens é o poder de segmentação de suas campanhas, sendo possível segmentar seu público em:  idade, sexo, gênero, localização geográfica e preferências, ou seja, muito mais segmentado do que o Google permite ser por exemplo, aumentado a chances de você anunciar exatamente para quem você quer.

Além disso, é possível criar diversos tipos de anúncios, como vídeos, gifs, fotos, formulários de cadastro etc. o que torna seu anúncio muito mais personalizável e dinâmico.

Uma outra vantagem do Facebook é que por meio do Facebook Ads, o seu anúncio não depende de uma busca para ser encontrado, ele se utiliza do marketing de interrupção, onde uma pessoa pode estar passando o feed ou assistindo um vídeo e ser impactada pelo seu anúncio.

Mas nem tudo são flores, o Facebook Ads também possui algumas desvantagens (novamente, se podemos chamar assim).

A principal delas, é a falta de garantias que o anunciante tem de que quem será impactado pelo seu anúncio, esteja no momento certo para comprar aquele produto.

Ou seja, enquanto o Google atende aquelas pessoas que estão de fato interessadas em saber mais e comprar o que estão pesquisando, no Facebook a chance de você atingir uma pessoa que já esteja nesse estágio do funil de vendas é menor.

Por esse motivo pode ser que as estratégias de vendas utilizadas no Facebook Ads, tragam resultado a um prazo maior do que quando utilizadas no Google Ads.

Ding! Ding! Ding!

Ao final do combate temos o seguinte resultado:

                Facebook Ads                                               Google Ads

+ Segmentação+ Atração de pessoas no estágio final do funil
+ Variedade de anúncios+ Abrangência
+ Relacionamento com o público+ Possibilidade de vendas à curto prazo

Como você pôde perceber, a preferência entre as duas plataformas dependerá basicamente do seu objetivo com os anúncios e do seu público alvo.

Enquanto o Google Ads se ocupa de melhorar diretamente os resultados de vendas, o Facebook Ads se ocupa de consolidar a sua marca e desenvolver o relacionamento da sua empresa com o público alvo.

Sendo assim, não se tratam de plataformas rivais e você não precisa escolher entre uma e outra, elas trabalham bem juntas, sendo até complementares na sua estratégia de marketing digital.

Por que escolher entre uma e outra quando juntas elas trabalham para garantir o máximo de visibilidade para o seu negócio?

Preocupe-se em conhecer melhor o seu público alvo para saber onde eles estão e como eles preferem ser abordados, onde faz mais sentido para eles ser impactados pelos seus anúncios.

Conheça a fundo a jornada de compra do seus clientes e estude o funil de vendas do seu negócio.

Sabendo que o Google trará mais clientes no estágio final do funil e o Facebook pessoas que estão mais para o topo do funil, monte a sua estratégia de atração e utilize quantos canais puder.

Dica: Uma boa forma de obter o melhor das duas plataformas é utilizar ferramentas que as integrem, como por exemplo o Píxel do Facebook e o Remarketing. Dessa forma você terá os dados necessários para impactar as pessoas de acordo com seus comportamentos de maneira totalmente personalizada.

Esperamos ter aliviado um pouco essa vontade de precisar escolher apenas uma plataforma para trabalhar, apresentando as vantagens e desvantagens de ambas e mostrando como elas se completam! 

Ficou alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários, vamos conversar!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo para eu saber sua opinião!

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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MURILO PARRILLO RODRIGUES ME | CNPJ: 23.191.829/0001-14 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020