Explorando o Poder do Remarketing Dinâmico no Google Ads: Personalização e Conversão

Muitos me perguntam sobre formas eficientes de personalização e conversão nos anúncios dentro do Google Ads, e dentre as várias opções, eu sempre recomendo dar uma atenção especial ao remarketing dinâmico na plataforma.

Por isso mesmo, resolvi trazer aqui algumas orientações para combinar o remarketing dinâmico no Google Ads para melhorar a personalização dos anúncios e ajudar as empresas a impulsionarem suas taxas de conversão.

Você sabe como funciona o remarketing dinâmico?

O remarketing dinâmico é uma técnica avançada de segmentação de anúncios que permite exibir anúncios personalizados para usuários que já visitaram o seu site e interagiram com seus produtos e serviços.

Ao contrário do remarketing tradicional, onde os anúncios são padronizados para todos os usuários que já acessaram o seu site, o remarketing dinâmico utiliza dados do site para exibir anúncios altamente relevantes e adaptados para cada usuário.

Essa personalização é possível graças à tecnologia de anúncios dinâmicos, que automatiza a criação e exibição de anúncios personalizados com base nos produtos ou serviços específicos que os usuários visualizaram em seu site.

Isso cria uma experiência de anúncio altamente relevante para cada pessoa e aumenta a probabilidade de conversão.

Personalização para impulsionar a conversão

A personalização é uma das chaves para o sucesso do remarketing dinâmico, uma vez que a criação de anúncios altamente personalizados tende a melhorar a experiência do usuário e aumentar a probabilidade de conversão.

Veja, logo abaixo, algumas maneiras de aproveitar o poder da personalização.

Produtos visualizados: com o remarketing dinâmico, você pode exibir anúncios para lembrar os usuários dos produtos que eles estavam interessados quando visitaram o seu site. Naturalmente, aumentam as chances de eles retornarem e concluírem a compra.

Recomendações personalizadas: além de exibir os produtos visualizados, você também consegue oferecer recomendações personalizadas com base nos interesses e histórico de navegação do usuário. Essa possibilidade auxilia a despertar o interesse do usuário porque são mostrados itens semelhantes ou complementares aos que eles já demonstraram interesse.

Ofertas especiais: a personalização também permite que você segmente anúncios com ofertas especiais exclusivas para usuários que já demonstraram interesse em seus produtos. Com um desconto exclusivo ou uma promoção especial, por exemplo, você incentiva os usuários a concluírem a compra.

A importância da conversão

A conversão é o objetivo final de qualquer campanha de marketing e quando se explora as possibilidades do remarketing dinâmico e da personalização, você pode aumentar significativamente as suas taxas de conversão.

Listei, a seguir, três razões pelas quais a conversão é tão importante na relação com o remarketing dinâmico.

Retorno sobre o investimento (ROI): ampliar as taxas de conversão significa que você tem obtido um melhor retorno sobre o investimento em publicidade no seu negócio. Em outras palavras, você maximiza o valor de cada visita ao seu site quando transforma mais usuários em clientes pagantes.

Redução do abandono de carrinho: o usuário abandonar o carrinho é um verdadeiro pesadelo para as empresas, mas que pode ser resolvido com o remarketing dinâmico. É na exibição de anúncios personalizados para usuários que deixaram itens no carrinho de compras que você pode incentivá-los a retornar e concluir a compra.

Construção de relacionamentos: o remarketing dinâmico não se limita a impulsionar vendas imediatas e viabiliza a construção de relacionamentos com os usuários ao longo do tempo. Por manter sua marca em destaque e oferecer uma experiência personalizada, você cria lealdade e potencializa as chances de futuras conversões.

Confira este artigo também: Melhores Práticas Para Aumentar a Visibilidade e o Engajamento no Google Display Network

Quais as razões para você usar o remarketing dinâmico?

Imagino que, mesmo com o vínculo próximo da personalização e da conversão, você ainda queira saber quais as razões que validam o uso do remarketing dinâmico no Google Ads, não é mesmo?

Para te ajudar com isso, eu elenquei pontos principais que vão te dar uma noção ainda melhor sobre a vantagem de utilizar o remarketing dinâmico.

Anúncios ajustáveis: abranger todo o seu inventário de produtos e serviços fica mais fácil com os anúncios dinâmicos, que você tem a chance de ajustar cada um deles conforme a intenção de atingir o público-alvo.

Eficiência de um feed simples: o próprio Google Ads indica a criação de um feed simples com arquivos .csv, .tsv, .xls ou .xlsx. para recomendar aos usuários os seus produtos e serviços. Dessa forma, ele faz uma recomendação aos usuários baseada nos produtos e serviços que eles viram no seu site e na popularidade do que você oferece.

Layouts que geram desempenho elevado: uma grande vantagem do Google Ads é que ele faz a previsão de qual layout do anúncio feito a partir do remarketing dinâmico terá chances reais e maiores de trazer mais conversões para o seu negócio.

Lances otimizados em tempo real: o Google Ads também te ajuda a fazer a otimização dos lances em tempo real para cada impressão dos anúncios que você fizer com o remarketing dinâmico. Para isso, a plataforma utiliza o custo por clique (CPC) otimizado e o seu otimizador de conversões.

Comece a usar o remarketing dinâmico do jeito certo

Eu afirmo com toda a certeza e experiência que o remarketing dinâmico não é difícil de ser feito e vai te trazer bons resultados, desde que você saiba usá-lo do jeito certo. Siga as seguintes três etapas e você já estará em um bom caminho.

Tenha um feed de produtos ou serviços

É interessante que você crie um feed com seus produtos e serviços com informações detalhadas, seja com preço, imagem, especificações e ID exclusivo, porque esses dados serão incluídos nos anúncios dinâmicos.

Para fazer o upload do seu feed de produtos e serviços, vá na seção “Dados da empresa” da biblioteca compartilhada. Contudo, se você for um varejista, o upload precisa ser feito no Google Merchant Center.

Remarketing de sites e tags com parâmetros personalizados

Seu site inteiro deve possuir a tag de remarketing dinâmico com parâmetros personalizados para que os visitantes sejam colocados nas listas de remarketing. Essa tag está na seção “Públicos-alvo” da biblioteca compartilhada.

A partir disso, a tag faz a associação dos usuários com os IDs exclusivos sobre os itens que eles visualizaram no seu site.

Elabore anúncios responsivos de display

Os anúncios responsivos de display, que você pode elaborar com o remarketing dinâmico para o Google Ads, fazem o ajuste automático do formato, tamanho e aparência dos criativos com base nos espaços publicitários disponíveis do seu site.

Minhas considerações

Conforme a tecnologia evolui, o remarketing dinâmico tem o potencial de se tornar ainda mais sofisticado. Lembre-se de utilizar o remarketing dinâmico em conjunto com uma estratégia abrangente de marketing digital para obter os melhores resultados.

Portanto, não perca a chance de explorar o poder do remarketing dinâmico e leve sua estratégia de marketing para o próximo nível.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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