Estratégia de Linkbuilding para melhorar o seu SEO

Linkbuilding

Você sabe utilizar a técnica do Linkbuilding a seu favor? Essa é uma das estratégias que mais tem alcançado resultados nos últimos tempos, e neste artigo falaremos tudo sobre isso!

Os mecanismos de pesquisa do Google estão constantemente evoluindo seus algoritmos para garantir que o conteúdo da mais alta qualidade seja apresentado em resposta às consultas dos usuários. E no que diz respeito a eles, receber um grande volume de links de qualidade de sites externos sugere que o seu conteúdo está mais próximo de confiável do que de spam neste espectro.

Mas isso é apenas parte do que torna a criação de conteúdo valioso e o investimento em inbound marketing tão valiosos atualmente.

Não investir em conteúdo pode colocar sua marca em risco.

Neste artigo, vamos compartilhar as táticas que o ajudarão a criar conteúdo de alta qualidade vinculável, bem como usar esse conteúdo para criar links para o seu site.

Conteúdo de qualidade

Antes de prosseguir a leitura e entender mais sobre linkbuilding, primeiro é importante saber o que é, de fato, um conteúdo de qualidade.

Vamos à algumas de suas características:

  • É bem pesquisado e fornece informações precisas
  • Fala diretamente com seu público-alvo
  • Contém copys impecavelmente escritas
  • Usa imagens, gráficos, vídeos ou infográficos complementares, quando apropriado
  • Está o mais completo e atualizado possível no momento da publicação

Faça algumas pesquisas no Google para ter uma ideia do conteúdo que já está disponível em seu setor.

Comece pesquisando no Google perguntas ou dúvidas comuns relacionadas ao seu negócio.

Preste atenção às “sugestões de pesquisa”. Isso mostrará quais palavras-chave e frases as pessoas mais usam para descobrir mais sobre o seu tópico. Cada uma dessas sugestões de pesquisa pode se tornar um tópico a ser explorado com mais detalhes em uma parte do conteúdo.

Este processo pode ajudá-lo a identificar novos ângulos que você pode assumir em tópicos existentes. Se todo mundo está falando sobre o lado técnico de começar um blog WordPress por exemplo, você poderia falar sobre o lado psicológico. Se todo mundo está escrevendo artigos genéricos sobre como obter mais tráfego para um site WordPress, você pode escrever artigos específicos de nicho.

A partir de sua pesquisa, tente encontrar de 5 a 10 possíveis tópicos de conteúdo. Escolha um para começar, com base no que sua pesquisa revelou sobre os tópicos nos quais seu público está mais interessado, bem como em sua própria compreensão do que seus clientes precisam ouvir de você.

Leia também: SEO para pequenas empresas: como melhorar sua classificação no Google sem um mega orçamento

Linkbuilding na prática

Depois de publicar seu conteúdo vinculável de alta qualidade, sua próxima meta é realmente criar links para ele e posteriormente, compartilhá-los com o mundo!

Existem várias maneiras de fazer isso, veja alguns exemplos:

  • Jogando o jogo dos números
  • Obter o máximo possível de exposição para seu conteúdo
  • Alcançar as pessoas com maior probabilidade de criar links para o seu conteúdo
  • Respondendo a perguntas
  • Distribuição de conteúdo

Cada uma dessas etapas desempenha um papel vital na obtenção de links para seu artigo vinculável.

Vamos dar uma olhada em cada um com mais detalhes.

Jogar o jogo dos números

O primeiro passo é jogar o jogo dos números. O número de compartilhamentos sociais, o número de curtidas e o número de comentários que você recebe sobre seu conteúdo, todos desempenham um papel importante para convencer as pessoas de que seu artigo é valioso, popular e, em última análise, digno de um link.

É por isso que, no segundo depois de publicar seu conteúdo, você precisa começar a acumular esses números. Comece compartilhando em todas as suas redes sociais e agendando sua publicação várias vezes (já que o seu público não verá na primeira vez que você compartilhar).

Ganhando exposição social

O próximo passo é a exposição. Quanto mais pessoas você alcançar com seu conteúdo, maior será o número de links que você provavelmente obterá delas. A maneira mais rápida de obter exposição com seu público-alvo, além de simplesmente compartilhá-lo em suas contas sociais, é por meio de publicidade em mídia social. Especificamente, crie anúncios para:

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn

Para uma estratégia de linkbuilding funcionar, é necessário que muitas pessoas cliquem no seu link, fazendo com que o Google entenda que o seu conteúdo é digno de divulgação.

Alcançando Influenciadores

Agora é hora de entrar em contato diretamente com as pessoas com maior probabilidade de criar um link para o seu conteúdo. Se você citou ou entrevistou pessoas em seu conteúdo, comece por aí. Caso contrário, procure blogueiros que já tenham links para artigos semelhantes.

Respondendo a perguntas com seu conteúdo

Em seguida, procure maneiras de responder a perguntas com links para seu conteúdo. Pesquise essas oportunidades em redes de perguntas e respostas como Yahoo Respostas, fóruns e grupos de mídia social:

Dedique algum tempo a essa estratégia. À medida que mais e mais profissionais de marketing usam fóruns de perguntas e respostas para promover seu conteúdo, ser notado se torna mais competitivo.

Distribuindo seu conteúdo

Depois de criar um conteúdo, você também pode procurar outras fontes onde ele possa ser distribuído, resultando em um link para o seu site e também em maior exposição.

Escolha sites onde você sabe que seu público-alvo passa o tempo e tente distribuir o seu conteúdo por meio deles.

É possível fornecer os seus links para esses sites, mas é necessário ter alguns cuidados, além de é claro, atentar-se à relevância do site para o seu conteúdo e público-alvo.

O que analisar antes de disponibilizar links ou receber links de parceiros:

  • Se o conteúdo foi escrito por um concorrente direto
  • O parceiro não é ativo em suas postagens e seu site está desatualizado
  • Os conteúdos conterem links de spam
  • Se a autoridade de domínio do parceiro for baixa (procure realizar parcerias com DA acima de 40)
  • Não duplique ou receba um artigo com conteúdo duplicado

Essa prática é chamada de Guest Posts e costuma funcionar bem para ambos os lados!

Agora que você já conhece melhor essa prática, que tal arregaçar as mangas e começar a praticá-la em benefício do seu negócio?

Com certeza se você seguir todas essas dicas, você perceberá o aumento do tráfego em seu site, atingindo o seu público alvo de maneira indireta e conquistando novos clientes ou leitores para seu blog.

Lembre-se que o objetivo número 1 do Google é deixar seus usuários felizes com os resultados que encontra, então foque no conteúdo de qualidade e na parceria com sites relevantes e de alta autoridade, dessa forma você terá mais chances de aparecer no topo dos resultados das pesquisas e gerar ainda mais tráfego para seu site.

Este artigo foi originalmente postado em Agência Novo Foco, para acessar o conteúdo clique aqui!

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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