Como Usar o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

Se você deseja promover seus produtos ou serviços online com eficiência, o Google Ads é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas mais poderosas à sua disposição.

Porém, para alcançar resultados positivos, é fundamental escolher as palavras-chave certas. Para isso, o planejador de palavras-chave do Google Ads é uma ótima solução.

Esta ferramenta gratuita oferece uma ampla variedade de benefícios, desde descobrir novas palavras-chave até obter informações detalhadas sobre pesquisas mensais e custos associados.

Vamos explorar juntos como usar o planejador de palavras-chave do Google Ads para estabelecer as bases de uma campanha bem-sucedida.

Instruções para acessar o planejador de palavras-chave do Google Ads

Para aproveitar os benefícios do planejador de palavras-chave do Google Ads, você deve seguir algumas etapas importantes.

Ative o modo especialista na sua conta

Se certifique de que o modo especialista esteja ativado em sua conta do Google Ads. O acesso ao planejador de palavras-chave não é possível no modo inteligente.

Conclua a configuração da conta

O acesso ao planejador de palavras-chave só é viável quando você concluir a configuração da conta, o que inclui a inserção de informações de faturamento e a criação de uma campanha.

A boa notícia é que, se você achar que não é a hora de investir dinheiro, basta pausar as campanhas a qualquer momento.

Comece a usar o planejador de palavras-chave do Google Ads

Saiba agora quais são os passos necessários para começar a usar o usar o planejador de palavras-chave do Google Ads do jeito certo.

Como criar um plano de palavras-chave?

Quando você já tiver acesso ao planejador de palavras-chave, é hora de criar um plano consistente com as palavras-chave. Você pode fazer isso de duas maneiras:

Opção 1: descobrir novas palavras-chave

Clique em “Descobrir novas palavras-chave” para encontrar termos diferentes. Insira palavras relacionadas à sua empresa para receber ideias de palavras-chave.

Você pode até mesmo inserir o domínio (URL) de um site e o Google tentará gerar ideias de palavras-chave relacionadas ao conteúdo presente nele.

Opção 2: ver volume de pesquisas e previsões

Clique em “Ver volume de pesquisas e previsões” para que seja feito o upload de palavras-chave.

Você pode colocar manualmente uma lista de palavras-chave ou fazer o upload de um arquivo CSV para facilitar o processo.

Como editar a lista de ideias de palavras-chave?

Uma vez que você tenha gerado uma lista de ideias de palavras-chave, é importante refiná-la para atender às suas necessidades. Logo abaixo, faço duas recomendações.

  • Filtrar: filtre sua lista de palavras-chave de acordo com critérios (parcela de impressões, texto das palavras-chave e concorrência) porque isso ajuda a focar em palavras-chave que se alinham com sua estratégia.
  • Refinar por categoria: organize suas palavras-chave em grupos baseados em temas, marcas ou categorias. Desse modo, você simplifica a gestão e organização das palavras-chave em suas campanhas.

Adicione palavras-chave ao plano de palavras-chave

Após refinar sua lista de ideias de palavras-chave, é hora de incluí-las em seu plano e ver uma previsão de desempenho. Te explico abaixo como fazer isso.

  • Marque as caixas ao lado de cada termo que você deseja e coloque eles em “Palavras-chave salvas” para organizá-los em outro momento;
  • Você também pode organizar manualmente as palavras-chave em grupos de anúncios, é só clicar em “Campanha/grupo de anúncios” e escolher o grupo desejado;
  • Especifique o tipo de correspondência que você pretende usar, como por exemplo correspondência ampla e correspondência exata;
  • Por fim, clique em “Adicionar palavras-chave” a fim de criar um novo plano ou inserir esses termos em um plano já existente.

É importante que você entenda a previsão das palavras-chave

A previsão do plano exibe quantas conversões, cliques ou impressões você pode esperar para as palavras-chave conforme todo o seu gasto publicitário.

Isso é vital para ajustar seu orçamento e expectativas. Lembre-se de que a previsão considera a estratégia de lances “Maximizar cliques”.

Além disso, você tem a possibilidade de alterar métricas como “Conversões” e “Cliques”, ajustar o orçamento diário médio e avaliar a performance estimada com base nos gastos.

Leia este artigo também: Google Ads P.Max: Entenda os Benefícios Desse Novo Modelo de Campanha

5 vantagens do planejador de palavras-chave do Google Ads

Eu acho interessante elencar aqui algumas vantagens que o planejador de palavras-chave do Google Ads oferece para que você tenha uma real noção da sua importância. Por isso mesmo, listei cinco pontos.

1. Conhecer os custos

O planejador de palavras-chave do Google Ads fornece informações sobre o custo médio de exibição do seu anúncio nas pesquisas relacionadas a essa palavra-chave. Essa vantagem é importante para otimizar seu orçamento publicitário.

2. Descobrir novas palavras-chave

Um passo indispensável para qualquer campanha que performe bem é a escolha das palavras-chave corretas, não concorda?

O planejador de palavras-chave do Google Ads auxilia você a encontrar novas palavras-chave relevantes para seus produtos, serviços ou o conteúdo do seu site. Através dele, você amplia seu alcance e direciona seu público-alvo com mais precisão.

3. Conferir pesquisas mensais

Ter acesso a estimativas sobre o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada por mês é um recurso inestimável do planejador de palavras-chave do Google Ads.

Assim, fica mais fácil dimensionar o potencial de uma palavra-chave e a priorizar aquelas que são mais relevantes para sua estratégia de marketing.

4. Criar novas campanhas

Com as informações detalhadas dadas pelo planejador de palavras-chave e o seu plano, é indicado criar novas campanhas a partir de pesquisas detalhadas.

Como consequência natural, suas campanhas ficam altamente segmentadas e direcionadas ao público certo.

5. Organizar palavras-chave

Para uma campanha organizada e eficaz, é recomendado categorizar suas palavras-chave. O planejador de palavras-chave te faz enxergar como essas palavras-chave se adequam a diferentes categorias que tenham alguma relação com a sua empresa.

O sucesso da campanha vai além das palavras-chave

É válido notar que o sucesso de uma campanha não depende apenas das palavras-chave escolhidas no plano.

Vários outros fatores, como orçamento, lances, produtos e o comportamento do cliente desempenham um papel crucial na determinação do sucesso de sua campanha.

No entanto, o planejador de palavras-chave do Google Ads disponibiliza a base sólida necessária para a otimização desses fatores.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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