Você já percebeu quanto o cliente avança em sua jornada de compra antes de ter qualquer tipo de contato com um vendedor? Essa jornada de compra pode ser alimentada pelo Inbound Marketing e adotar essa estratégia pode salvar o seu time de vendas!
Tenha você como exemplo, quando pensa em comprar alguma coisa quantas vezes sua primeira ação é pesquisar na internet a respeito do seu objeto de desejo e quantas vezes sua primeira ação é contatar imediatamente um vendedor?
Muito provavelmente, assim como 97% das pessoas, sua primeira ação é ir online, descobrir um pouco mais sobre o produto ou serviço, analisar seus benefícios, pesquisar feedbacks de clientes, analisar a reputação da marca, entre outras verificações.
Os consumidores hoje estão cientes do seu poder de decisão, são eles quem ditam as regras do mercado. A era digital mudou radicalmente a forma como consomem, se você não está presente na internet, acompanhando seu cliente desde o inicio da sua jornada de compra, dificilmente alcançará os resultados que deseja.
Os times de vendas hoje dependem de estratégias de marketing de entrada para converter clientes em potencial, a atração de leads já não é mais feita com disparo de e-mails aleatórios ou com telefonemas inconvenientes, adotar as estratégias certas garantem que os vendedores tenham material para trabalhar de forma consistente e assertiva.
Vamos dar uma olhada em algumas maneiras como o inbound marketing pode capacitar sua equipe de vendas.
Persona do Cliente Ideal
Todos nós sabemos que desenvolver a persona de um cliente é fundamental para o Inbound Marketing, e também para sua equipe de vendas.
Sem a persona de um comprador, sua equipe de vendas estará caminhando com maior probabilidade para vendas frias. Uma persona bem definida traz informações cruciais sobre os clientes potenciais (pontos fracos, desafios, desejos, etc.).
As personas não apenas dão à sua equipe de vendas uma vantagem quando se trata de realmente fazer uma venda, mas também ajudam a reduzir parte do atrito entre vendas e marketing – ou seja, leads não qualificados.
Ter a persona de um comprador ajuda a filtrar alguns desses leads não qualificados, o que dá à sua equipe de vendas mais tempo para se concentrar em obter esses SQLs e MQLs no funil.
Reputabilidade Aumentada
Você deseja criar conteúdo que não apenas o configure como um líder inovador; agarre-se à personalidade desse comprador e crie conteúdo que envolva seu público em um nível pessoal. O ideal é buscar conteúdos relevantes que ajudem o cliente em sua jornada de compra.
Você sabia que 78%dos usuários da Internet nos EUA afirmam que o conteúdo pessoalmente relevante aumenta sua intenção de compra?
Se você usar estratégias de inbound marketing para desenvolver conteúdo que o configure como uma autoridade, sua equipe de vendas terá mais autonomia para fazer vendas.
Seus clientes em potencial verão seu conteúdo antes de falarem com sua equipe de vendas, portanto, é vital que você use conteúdo que posicione sua equipe de vendas como especialistas – algo que o inbound marketing é fantástico em fazer.
No Inbound Marketing eles vêm até você
Embora a persona do comprador e o conteúdo bem posicionado sejam estratégias de inbound marketing que ajudarão sua equipe de vendas a atingir o sucesso, é importante lembrar que o inbound marketing capacita sua equipe de vendas naturalmente.
Os clientes virão para sua equipe de vendas, e não o contrário. Portanto, ao contrário do outbound marketing, os clientes em potencial que passaram por seu funil já foram examinados e educados. São pessoas interessadas em comprar seu produto ou serviço – elas só precisam que sua equipe de vendas faça sua mágica e se livrem dos medos e objeções de última hora.
Se você está tendo problemas para fazer com que sua equipe de vendas se adapte às estratégias de inbound marketing, faça-lhes entender que essa estratégia é a responsável por trazer leads mais qualificados para suas mãos.
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Ainda precisa de convencimento?
Tentar envolver sua equipe de vendas no inbound marketing é mais fácil do que parece. Claro, sua equipe de marketing e sua equipe de vendas podem nunca estar livres de atrito, mas é importante lembrar que elas estão trabalhando para o mesmo objetivo – aumentar seus resultados financeiros.
Se você ainda está tendo dificuldade para ajustar sua equipe de vendas ao marketing de entrada, tente estas dicas:
- Faça uma sessão de brainstorming entre sua equipe de vendas e de marketing.
- Invista em ferramentas de treinamento que expliquem os benefícios do inbound marketing para sua equipe de vendas.
- Reduza o atrito entre sua equipe de vendas e marketing agendando reuniões regulares entre elas.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você consiga aplicar o Inbound Marketing na sua empresa, gerando leads cada vez mais qualificados para seus vendedores!
Se tiver alguma dúvida, fale com nossos especialistas, será um prazer te ajudar nesse processo!
Este texto foi originalmente escrito por Agência Novo Foco, para acessá-lo clique aqui!