Como escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio?

marketing digital

A essa altura do campeonato (2021!), você com certeza já conhece bem as vantagens da aplicação do marketing digital nas empresas e o quanto essa aplicação pode alavancar o seu crescimento a níveis nunca antes atingidos.

Como notamos, especificamente neste período de Pandemia, muitas empresas se viram forçadas a mudar o seu formato de negócio, correndo o sério risco de fechar as portas caso não o fizesse.

Este formato de negócio não é novidade, mas muitos comércios principalmente, ainda não investiam no online e não enxergavam essa ferramenta como o potencial que ela realmente é.

Com essa transformação digital acelerada que ocorreu em 2020, agora já no início de 2021 as empresas já reconhecem o poder do marketing digital para seus negócios e estão em busca dos profissionais certos para agregar o seu negócio.

Se você é uma dessas empresas e está em busca de uma agência que tenha o conhecimento necessário para elevar seu negócio ao próximo nível, leia este artigo até o final pois vamos te ajudar nesse processo, mostrando o que você precisa avaliar para tomar essa decisão!

Identifique seu problema

Sabendo da importância do marketing digital para suas estratégias vendas, captação de leads e relacionamento com seus clientes, você pode identificar alguns obstáculos como:

  • Não tenho tempo;
  • Não sei por onde começar;
  • Não tenho equipe para isso;
  • Acho que o investimento será muito alto.

Esses são alguns problemas muito recorrentes, citados por diversas empresas que estão em busca de uma solução.

Pensando nisso, você pode se perguntar:

Que tipo de profissional preciso? Estas são algumas opções:

  • Freelancer
  • Agência
  • Consultoria

Cada um destes pode te ajudar dependendo da sua necessidade e do seu objetivo.

Se você possui conhecimento nessa área mas acredita que seu principal obstáculo seja a falta de tempo, talvez um freelancer te atenda nessa necessidade mais específica.

Com o tempo será natural que você perceba, conforme o volume de trabalho aumenta, que você precisará de mais do que alguém para gerenciar suas redes sociais, como empresa será necessário contar com o apoio de uma estrutura profissional maior, com processos organizados e profissionais qualificados para lhe atender em diferentes frentes (redes sociais, campanhas pagas, criação de conteúdo, etc).

A consultoria é interessante caso você já tenha uma equipe interna que não está entregando os resultados desejados, neste caso pode ser o suficiente para capacitar e treinar melhor sua equipe para que possam continuar atuando internamente.

Se você não possui vasto conhecimento em Marketing Digital e não possui uma equipe interna, como empresário você sabe que gerir uma área que não é uma especialidade da empresa, pode se tornar um grande problema certo?

Neste caso, sem dúvidas a melhor opção para você é a terceirização deste serviço através da contratação de uma Agência de Marketing Digital.

Mas como escolher uma agência?

É preciso saber que as agências não são iguais e muitas não oferecem os mesmos serviços, algumas são multifocais e possuem competência para lidar com todos os tipos de serviço ligados ao Marketing Digital, e outras que possuem um conhecimento mais “vertical”, especializadas em alguma parte da estratégia como criação de conteúdo, mídias pagas ou gerenciamento de redes sociais.

Tendo isso em mente, sabendo da sua necessidade, leve algumas questões em consideração antes de tomar sua decisão, são elas:

  • Proximidade física

É importante para você ou estratégico para o seu negócio que haja proximidade física com a agência?

Ou é possível realizar as reuniões por Skype ou outras ferramentas de reuniões a distância?

Se for, seu leque de opções é ainda maior pois com o avanço da tecnologia é possível se conectar com pessoas do mundo inteiro e isso vale também para o mundo dos negócios.

  • Busque por agências de marketing digital que possuem cases em seu segmento

Não que este seja um fator decisivo, mas é interessante poder contar além da expertise dos profissionais da agência, também com a experiência no seu segmento.

A agência ter conhecimento acerca do mercado que você atua pode fazer com que a comunicação entre vocês seja mais assertiva.

  • Quais serviços a agência oferece?

Como dissemos acima, as agências não são iguais e por isso podem oferecer serviços diferentes.

Por isso é tão importante entender qual é a sua real necessidade, assim você poderá buscar a agência que melhor complementará e que mais agregará valor ao seu negócio.

Além disso, saber quais são os serviços oferecidos também poderá ditar a vida útil da sua parceria, uma vez que com o crescimento da sua empresa é provável que no futuro você precise de mais suporte.

  • Qual o ticket médio para contratação?

Principalmente em tempos de crise, analisar o ticket médio dos serviços oferecidos pela agência é importante para a tomada de decisão.

Opte sempre pelo melhor custo x benefício, diante de tudo o que a agência tem a oferecer e do valor que você tem disponível para investimento.

Mas é preciso entender também que a contratação de uma agência não se trata de um custo, mas sim um investimento que trará cada vez mais clientes e reconhecimento para a sua marca, o foco aqui é o ROI.

  • Quais as parcerias e certificações da agência?

Aqui chegamos num ponto importante onde geralmente separam-se agências amadoras de profissionais, e acredite, o potencial das empresas profissionais de alavancarem o seu negócio é muito maior, pois possuem certificações que geram maior credibilidade para si mesmas.

Algumas das principais certificações são:

O selo de certificação do Google demonstra a preocupação da agência em capacitar seus profissionais e mantê-los atualizados quanto às práticas de mídia paga da maior plataforma de busca do mundo.

Agências com essa certificação possuem maior capacidade de gestão de campanhas e estratégias digitais.

  • Facebook Partner

O mesmo peso de certificação, mas agora para a maior rede social do mundo.

  • RD Station

As agências parceiras da Resultados Digitais têm um programa diferenciado para quem quer usar o RD Station com os próprios clientes.

Agora que você já sabe como escolher a Agência de Marketing Digital que mais se encaixa com o seu negócio, é hora de tomar uma decisão e investir nessa estratégia que irá fazer o seu negócio decolar! 🚀

Este artigo foi publicado originalmente em Agência Novo Foco, para acessar clique aqui.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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MURILO PARRILLO RODRIGUES ME | CNPJ: 23.191.829/0001-14 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020