Como Criar e Instalar a Tag de Conversão do Google Ads

Hoje em dia, é praticamente impossível que um negócio prospere no mundo digital sem a publicidade online e seus recursos.

Entre as diversas estratégias, usar o Google Ads faz com que as empresas alcancem seu público-alvo de maneira eficaz.

Só que, para melhorar os resultados a partir dessa plataforma, é indispensável compreender e utilizar a tag de conversão do Google Ads. Nos próximos tópicos, vou te explicar como fazer isso da maneira mais didática possível.

A importância da tag de conversão do Google Ads

A tag de conversão fornece dados valiosos sobre os passos dos usuários após realizarem alguma ação no seu site.

Por isso mesmo, entender o comportamento do seu público-alvo é importante para otimizar campanhas e alocar recursos de maneira estratégica. A criação da tag de conversão é o primeiro passo para colher esses benefícios.

Detalhe importante: ao criar a tag, é fundamental definir com precisão o tipo de conversão que deseja rastrear. Seja uma compra, um formulário preenchido ou um download, a tag deve ser configurada de acordo.

Isso garante que as informações geradas sejam relevantes e entreguem insights para aprimorar suas estratégias no Google Ads.

Como criar uma tag de conversão do Google Ads?

A criação da tag de conversão no Google Ads é um processo relativamente simples, mas com detalhes importantes.

Obviamente, você precisa ter uma conta no Google Ads e o Google Tag Manager precisa estar instalado no seu site.

A partir disso, você deve acessar sua conta no Google Ads, ir até o menu “Ferramentas e configurações”, depois em “Métricas” e clicar em “Conversões”.

A seguir, clique no botão azul “Nova ação de conversão” para abrir uma página onde você deve selecionar a opção “Site”.

Na página seguinte, será pedido para você digitar a URL do seu site. Insira e depois clique em “Verificar”. Mais abaixo, clique em “Adicionar uma ação de conversão manualmente”.

A página que abrir vai pedir para você preencher os campos necessários e você pode fazer isso de acordo com a sua estratégia. O processo é bastante intuitivo, basta seguir as etapas da própria página.

Os campos são: otimização de meta e ação, nome da conversão, valor, contagem, janela de conversão e modelo de atribuição. Neste último, a opção “último clique” é a mais indicada.

Finalizado o preenchimento, clique em “Concluído”. Após isso, você precisa clicar no botão azul “Salvar e continuar” e também no botão azul “Concluído”. Pronto, você acabou de criar uma tag de conversão do Google Ads.

Leia este artigo também: Como Utilizar a Inteligência Artificial para Potencializar os Resultados no Tráfego Pago

Como instalar a tag de conversão do Google Ads?

A página que vai carregar logo após vai conter a tag de conversão do Google Ads que você criou. Clique nela e você será direcionado para uma página onde é preciso encontrar a opção “Configuração da tag”.

Na janela que abrir, selecione a opção “Usar o Gerenciador de tags do Google” e busque as seguintes informações: ID de conversão e Rótulo de conversão.

Em uma nova aba no seu navegador, acesse o Google Tag Manager e selecione a URL referente ao site que você quer instalar a tag de conversão, mais especificamente a página de conversão, por exemplo uma página de “obrigado” após concluir uma compra ou solicitar um orçamento.

Assim que selecionar a URL, clique em “Nova tag” e dê um título bastante específico para ela. Logo depois, clique em “Configuração da tag” e vai abrir algumas opções, das quais você tem de escolher “Acompanhamento de conversões do Google Ads”.

Agora, basta copiar a ID de conversão e o Rótulo de conversão e colar nos campos da janela onde estas informações são solicitadas.

Mais abaixo, clique em “Acionamento” e no sinal de “+” no canto superior direito. Para adicionar um acionador (página), você só precisa dar um título para ele e configurar ele logo abaixo.

Já na configuração, você vai escolher o tipo de acionador para a página, o qual eu recomendo o “Exibição de página”.

Então, selecione o campo “algumas exibições de página” e, nos três campos que surgirem, o melhor é deixá-los da seguinte forma: Page URL > é igual a > cole a URL da página onde a conversão ocorre no seu site.

Clique no botão azul “Salvar” no canto superior direito e mais uma vez no mesmo botão. A seguir, clique em “Enviar”, também no canto superior direito, e depois em “Publicar”.

Por fim, uma janela vai se abrir, mas você pode clicar apenas em “Continuar”, sem preencher nada. Pronto, a tag de conversão do Google Ads já está instalada no seu site.

Verifique se a tag de conversão do Google Ads foi realmente instalada

“Ah, Murilo, mas como eu faço para ter certeza de que ela foi instalada?”, você pergunta. Eu te respondo: para verificar, vá em “Espaço de trabalho” no Google Tag Manager e clique no botão “Visualizar”, que fica no canto superior direito ao lado do botão “Enviar” que você clicou anteriormente.

Na caixa que abrir, uma URL já vai estar recomendada, mas você precisa se certificar de que ela seja referente à página onde você instalou a tag de conversão. Se não estiver correta, troque ela ao copiar e colar e depois clique no botão azul “Conectar” logo abaixo.

A página em questão vai se abrir, mas você deve voltar para a aba do Google Tag Manager e ver se uma mensagem diz que a tag de conversão está devidamente conectada. Clique em “Continuar”.

Das várias tags que vão aparecer, procure a que você instalou ao rolar a página mais para baixo. Se a instalação tiver sido bem-sucedida, você vai encontrar a tag de conversão do Google Ads entre todas as outras.

Ou seja, você já pode fazer anúncios com o tráfego pago e rastrear as conversões a partir da tag de conversão do Google Ads.

Tenha resultados melhores no Google Ads a partir das minhas estratégias

Caso você tenha uma boa gestão do Google Ads, a tag de conversão do seu site pode ser ainda mais eficiente. Nesse ponto, eu tenho a experiência necessária para te entregar bons resultados.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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MURILO PARRILLO RODRIGUES ME | CNPJ: 23.191.829/0001-14 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020