Como Configurar o Remarketing no Google Ads

Você precisa saber como configurar a tag de remarketing no Google Ads e a minha missão é te explicar as razões para isso ao longo deste artigo.

Afinal de contas, o Google Ads oferece uma variedade de recursos para alcançar seu público-alvo e, obviamente, o remarketing é uma dessas ferramentas poderosas que vão impulsionar seus resultados.

Agora, vem comigo que eu te explico mais detalhes sobre a configuração da tag de remarketing no Google Ads.

Remarketing: um conceito que precisa estar fresco na sua cabeça

O remarketing é uma estratégia de publicidade online que permite mostrar anúncios a pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca de alguma forma.

Ou seja, é uma técnica realmente interessante para reengajar os visitantes anteriores e aumentar as chances de conversão.

Imagine alguém que visitou seu site, explorou seus produtos ou serviços, mas saiu sem fazer uma compra. É um verdadeiro pesadelo, não é mesmo?

Com o remarketing, você pode impactar essa pessoa novamente, lembrá-la da sua oferta e incentivá-la a retornar e finalizar a ação desejada, seja ela uma compra, preenchimento de formulário ou outra ação relevante.

As principais etapas para configurar a tag de remarketing no Google Ads

Confira, logo abaixo, o processo de configuração da tag de remarketing no Google Ads com as principais etapas envolvidas.

Mas antes, saiba o seguinte: você precisa ter o Google Tag Manager instalado no seu site para conseguir configurar a tag de remarketing no Google Ads.

Acesse a sua Conta do Google Ads

Para começar, acesse a sua conta do Google Ads em ads.google.com e faça o seu login normalmente.

Navegue até a seção “Biblioteca compartilhada”

No painel do Google Ads, no canto superior direito, clique em “Ferramentas e configurações” e vá até a seção “Biblioteca compartilhada”. Clique no menu “Gerenciador de públicos-alvo”.

Localize o código de conversão para usar no Google Tag Manager

Na próxima página, clique na opção “ Suas fontes de dados”, no canto superior direito. Você será direcionado para as fontes de dados já conectadas.

Na fonte de dados “Tag do Google Ads”, clique nos três pontinhos verticais, “Editar origem” e, no fim na página, em “Salvar e continuar”.

O passo seguinte é escolher a forma como você quer configurar a tag. Escolha a opção “Usar o Gerenciador de tags do Google”.

A página que abrir terá um “ID de conversão” com uma sequência numérica, que você deve copiar.

Instale o código de conversão no Google Tag Manager

Visite o site tagmanager.google.com para escolher o contêiner onde você deseja fazer a instalação do código de conversão. Selecione o endereço URL que você preferir.

Quando você clicar, vai abrir uma nova página e, logo de cara, será possível ver uma área escrita “Nova tag”. Clique nela.

Coloque um título para identificar a tag, clique em “Configuração da tag” e encontre o tipo de tag “Remarketing do Google Ads”.

No campo “Código de conversão”, cole o código que você copiou. Role a página até “Acionamento” e clique nesta opção.

Na aba que abrir, você precisa marcar a opção “All Pages”. Feito isso, clique no botão azul “Salvar” no canto superior direito da página.

Envie e publique a tag de remarketing no Google Ads

Por fim, clique nos botões azuis “Enviar” e “Publicar”, no canto superior direito. Clique em “Continuar” e pronto, a tag de remarketing foi instalada no seu site.

Recomendo também que você confirme essa instalação por meio de alguns passos simples.

Feche a aba que estiver aberta depois de você ter clicado em “Continuar” e procure pelo menu “Espaço de trabalho” no canto superior esquerdo.

Na sequência, clique em “Visualizar”, no canto superior direito. Será aberta uma página chamada de “Google Tag Assistant”, em que será mostrada a URL na qual você acabou de instalar a tag de remarketing.

Clique em “Connect”, uma nova aba será aberta e, depois que ela carregar, você tem de voltar para a aba “Google Tag Assistant” e clicar em “Continue”.

Dentre as tags que aparecem na página, deve constar a tag de remarketing que você nomeou e instalou. Tag de remarketing no Google Ads devidamente instalada.

Confira este artigo também: Como Criar Filtro no Instagram

Configure as suas campanhas de remarketing

Com a tag de remarketing instalada, você está pronto para criar suas campanhas de remarketing.

Ao criar uma campanha, tenha a certeza de segmentá-la para o público-alvo de remarketing que você pretende alcançar.

Dessa forma, as suas chances de impactar outra vez a audiência que interage com a sua marca aumentam consideravelmente.

Crie anúncios atraentes

É extremamente importante criar anúncios atraentes e relevantes para o seu público-alvo de remarketing. Use mensagens persuasivas que incentivem os visitantes a retornar e concluir determinada ação.

Acompanhe e otimize

Após a ativação das campanhas, monitore regularmente o desempenho e faça ajustes conforme seja necessário.

Teste diferentes mensagens, criativos e segmentações para dialogar melhor com o público-alvo e potencializar os resultados definidos com as campanhas de remarketing.

Benefícios do remarketing

Agora que você já compreendeu como fazer a configuração da tag de remarketing no Google Ads, também é importante entender os benefícios que essa estratégia pode oferecer ao seu negócio.

  • Aumento das conversões: o remarketing ajuda a recuperar visitantes que abandonaram seu site sem converter. Ao mantê-los engajados, você aumenta as chances de conversão.
  • Melhoria na segmentação: você pode segmentar anúncios com base no comportamento dos visitantes, como as páginas que visitaram ou os produtos que visualizaram, para tornar suas campanhas mais eficazes.
  • Aumento da conscientização da marca: mostrar anúncios repetidamente para os visitantes anteriores faz com que sua marca fique na mente deles, o que é valioso a longo prazo.
  • Maior ROI: como você vai direcionar um público que já demonstrou interesse, o remarketing tende a ter um retorno sobre o investimento (ROI) mais alto em comparação com outras estratégias de publicidade.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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