A importância de um (bom) site para a sua estratégia de marketing digital

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As pessoas pesquisam na Internet empresas, produtos, serviços, entre outras coisas. Se alguém precisar encontrar informações sobre qualquer assunto, provavelmente recorrerá à Internet para encontrá-las. Quando essas pessoas procuram algo que você oferece ou especificamente sua empresa, você precisa aparecer – e não apenas aparecer – mas aparecer com uma boa aparência, certo?

Uma boa aparência é importante porque seu website é, frequentemente, a primeira impressão que você dá aos clientes em potencial. Se eles o encontraram por meio de uma pesquisa ou de um link fornecido por um amigo, seu site será o primeiro ponto de contato com eles. Antes mesmo de verem sua loja ou falarem com sua equipe, eles verão seu site.

Sua vitrine e showroom parecem bons, certo? Por que eles parecem bons? Porque você sabe que os clientes formarão uma opinião sobre o negócio com base neles (além de fatores como atendimento ao cliente, qualidade, preço, etc. é claro). Pense no seu site como sua vitrine e showroom digital. As pessoas estão olhando para ele e formando uma opinião sobre o negócio com base nele. Portanto, faça com que pareça e seja bom!

Mas o que diferencia um site de um site de qualidade?

  • Um site de qualidade é limpo, bem organizado, fácil de navegar, claro, moderno (em termos de estilo e layout), funcional e motiva o visitante a fazer negócios com você.
  • Informações como horário de funcionamento, localização e informações de contato devem ser extremamente fáceis de encontrar. Se você tiver perfis de mídia social, os botões vinculados a esses perfis também devem estar presentes. As pessoas querem uma solução rápida para seus problemas ou uma resposta rápida para suas perguntas. Facilite.
  • Um site de qualidade fica bem em todos os navegadores. Você deve testar o navegador do seu site para verificar se ele está correto e funcional.
  • Um site de qualidade também parece bom e é fácil de usar em um dispositivo móvel. A tendência atual de aumentar o uso do celular para acessar a Internet significa que seu site precisa ser devidamente construído e projetado para uma visualização móvel ideal.
  • Um site de qualidade também é bem polido. Isso significa que não há erros ortográficos ou gramaticais, nenhum clip-art manco, nenhum traço de web design de 1995 (ou 2005), nenhuma imagem borrada ou pontas soltas.
  • Seu conteúdo é completo e visualmente atraente. As fontes correspondem em todo o site e as opções de cor e tamanho da fonte foram feitas corretamente.

Seu site é uma ferramenta de atração. Use-o e cuide bem dele.

A maioria dos profissionais de marketing ou donos de negócio geralmente ficam ansiosos para começar a desenvolver o design de seu site. Não que isso seja uma coisa ruim, na verdade o design do site dirá muito sobre a sua qualidade, mas é importante lembrar que o processo de design vai além da escolha de um layout bonito ou da escolha das cores desejáveis.

O ideal é que nos concentremos na experiência do usuário dentro do nosso site.

Principalmente no último ano, com a crise do Coronavírus e a necessidade que pequenas e médias empresas tiveram de se digitalizar, a criação de sites foi super valorizada e hoje em dia pode ser fácil acreditar que o seu site talvez não esteja se destacando neste oceano de sites na internet.

Então, como podemos criar um site excepcional, que entregue a experiência que o usuário está buscando e chame a atenção do mesmo?

  • Defina por que você precisa de um site, qual seu principal objetivo com ele. Seu foco serão as vendas? Será tornar a sua marca mais conhecida, gerando autoridade? Será conversão de leads? Será gerar visitantes para sua loja? Feito isso, estabeleça metas inteligentes e certifique-se de que são mensuráveis.
  • Planeje se tornar um “assistente de SEO”. Claro, você vai querer a ajuda dos profissionais, mas a otimização de mecanismos de pesquisa também é algo que você precisa saber. SEO pode literalmente colocar seu marketing no piloto automático, permitindo que você se concentre na melhoria da qualidade do seu negócio, em vez de descobrir como atrair clientes para o seu site.
  • Inspire-se na concorrência. Antes de construir seu site, verifique seus concorrentes e anote o que eles fazem bem. Se você gosta da aparência de outro site, não há razão para não começar com algo de que você gosta e, em seguida, torná-lo seu.
  • Desenvolva seu conteúdo. A maior lentidão no processo de design da Web é o conteúdo. Se você vai vender produtos em seu site, prepare fotos e descrições dos produtos. Se você vende serviços, precisará de uma descrição de cada serviço. Reúna o máximo de conteúdo antes de começar a construir seu site – você economizará semanas.
  • Escreva frases que chamem a atenção do cliente. Boas frases de chamariz permitem que os visitantes decidam rapidamente o que desejam fazer em seguida. Está tendo uma grande venda? Não escreva apenas um banner que diz “50% de desconto em todos os produtos”. Escreva um que diga “50% de desconto em todos os produtos, CLIQUE AQUI para visualizá-los”.
  • Sempre responda à pergunta “por quê?”. Você já se aproximou de alguém que nunca conheceu, entregou-lhe um cartão de visita e foi embora sem dizer uma palavra? Provavelmente não. Se você quiser que as pessoas façam algo no seu site, como se inscrever no seu boletim informativo, não coloque apenas uma caixa que diz “digite o e-mail” ou mesmo “inscreva-se no boletim informativo” – isso provavelmente fará com que a sua geração de leads seja baixa. Diga a eles por que devem fazer isso: “Assine nosso boletim informativo para receber promoções.” A mesma coisa vale para os logotipos do Twitter e do Facebook. Apenas colocá-los não é inteligente. Diga às pessoas por que devem segui-lo no Twitter ou ser seus amigos no Facebook. O que eles vão ganhar com isso?
  • Confie no seu Web designer. Você contratou um especialista porque ele sabe mais do que você, certo? Deixe-os fazer o que fazem de melhor e é mais provável que cumpram e até superem suas expectativas.
  • Tenha um blog. Mas não apenas tenha, alimente-o com conteúdo de qualidade. Um blog alimentado frequentemente com conteúdos de qualidade, faz parte da estratégia de SEO, levando visitantes para o seu site, entregando valor à eles.
  • Respeite a necessidade de velocidade. Um estudo descobriu que 88% dos entrevistados disseram ter uma associação negativa com marcas que têm sites e aplicativos com bugs, e 83% disseram que sites lentos fazem com que eles tenham uma reação negativa a uma marca ou empresa. Além disso, 28% dos entrevistados disseram que vão ao site de um concorrente se o primeiro site que visitarem demorar muito para carregar.

Agora que você já entendeu a importância de um bom site para suas estratégias de tornar sua marca mais conhecida e principalmente para estratégias de marketing digital, não perca mais tempo, siga as nossas dicas e procure uma agência de confiança que poderá lhe entregar o melhor site, superando suas expectativas e a de seus clientes.

Este texto foi publicado originalmente por Agência Novo Foco, para acessá-lo clique aqui.

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Murilo Parrillo

DIRETOR DA AGÊNCIA NOVO FOCO. PARCEIRO OFICIAL DO GOOGLE E DO FACEBOOK.

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