Autor: Murilo Parrillo
Tempo de Leitura: 10 minutos
Em tempos de isolamento social, grande parte da população está buscando alternativas de renda através da internet, então separei neste artigo, 4 maneiras para você ganhar dinheiro na internet de forma simples, objetiva e direta, porém trabalhosa, pois ganhar dinheiro dá trabalho e na internet não é diferente!
1 – ESCREVA UM E-BOOK
Qual é a sua paixão?
O que você sabe fazer que ninguém mais sabe?
Qual é aquela sua habilidade que todo mundo te reconhece?
Se você tem uma resposta para uma dessas perguntas, trago boas notícias! Você pode muito bem transformar o seu conhecimento em um livro digital, mais conhecido como E-book, e disponibilizar o seu material de forma gratuita em troca do cadastro de quem quer acessar o seu material, ou até mesmo vendendo o e-book através de alguma plataforma como hotmart, eduzz ou monetizze.
Mas não se engane, escrever um e-book não é uma tarefa fácil, se está pensando apenas no dinheiro, pode tirar o seu cavalinho da chuva, pois dificilmente vai ter sucesso! Com essa overdose de informação que as pessoas recebem hoje através das redes sociais e internet, dificilmente você vai conquistar a atenção das pessoas com conteúdos fúteis ou rasos.
As pessoas hoje se interessam por conteúdo de qualidade, elas engajam com coisas profundas, que de fato geram valor de alguma maneira na vida delas. Portanto, caso você julgue que escrever um e-book é para você, se prepare e capriche! Se não faz ideia por onde começar, confira este artigo da hotmart e siga os passos!
Eu não falo da boca pra fora, quer ver um modelo de e-book, clique aqui e baixe o Guia do Google Ads que escrevi e publiquei junto a minha equipe do portal Marketing Digital Brasil, deu um baita trabalho, mas uma coisa é fato: foi feito!
2 – CRIE UM CURSO ONLINE
Qual é a sua paixão?
O que você sabe fazer que ninguém mais sabe?
Qual é aquela sua habilidade que todo mundo te reconhece?
Sim, são as mesmas perguntas básicas que fizemos sobre o e-book! E caso você tenha resposta para uma delas, gravar um curso online também pode ser uma fonte de renda online para você.
Uma frase muito popular no mundo, de suposta autoria de Albert Einsten diz: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”, e com base nessa frase eu percebi uma coisa, as pessoas estão sempre aprendendo e evoluindo, sempre em busca de conhecimento, de aprimorar suas habilidades, de conhecer coisas novas, novas funções, novas atividades, enfim, sempre mais!
E como você pode ganhar dinheiro com isso? Cada pessoa é única no mundo, sempre existe alguma habilidade enrustida, algo que você, e apenas você sabe fazer com maestria. Caso você já tenha descoberto essa habilidade, já está na metade do caminho para gerar valor compartilhando esse seu conhecimento ou habilidade especial.
Mas não se engane, assim como produzir um e-book, criar um curso online é mais complexo do que parece, você precisa definir qual é o objetivo final, como é hoje a vida das pessoas que você quer como alunos? Como será a vida delas após consumir o seu conteúdo? Este é o principal fator que você deve levar em consideração ao disponibilizar qualquer tipo de conteúdo educacional no mercado.
Após entender este princípio básico, vem a parte engenhosa: o que fazer, como fazer, com quem fazer e principalmente: quando fazer. Uma coisa é certa, a partir do momento que você decide fazer, e coloca uma data para concluir, o seu cérebro entende que você não está brincado, e partir para ação acaba se tornando um hábito diário.
Se você pretende criar um curso online, e não sabe por onde começar, vou deixar aqui um checklist para que você tenha sucesso na produção do seu conteúdo:
1 – Defina o Nome do Curso (Seja Criativo)
2 – Desenhe a grade de conteúdo (Módulos + Aulas)
3 – Estruture os tópicos na plataforma que for utilizar (Hotmart, Eduzz, Monetize)
4 – Grave as aulas pela ordem que definiu a grade dos conteúdos, se for o caso edite ou contrate algum profissional para editar, e publique imediatamente na plataforma
Você vai sentir que a partir do momento que publicar a primeira aula do primeiro módulo, é um caminho sem volta! Você vai estar estimulado a finalizar o seu curso o quanto antes. Mas tome cuidado, é viciante, você não vai querer parar de criar e produzir novos cursos e novos conteúdos.
Falo isso por experiência própria, e aproveito para fazer o meu jabá no meio deste artigo, estes foram os cursos que eu criei, gravei, editei e publiquei nos últimos 6 meses:
Lead Expresso Online: Aprenda a Gerar Leads Para o Seu Negócio
Drop Expresso Online: Crie Sua Loja Virtual e Venda Online sem Precisar de Estoque
Google Ads Passo a Passo: Domine o Google Ads Seguindo um Passo a Passo
Se eu pudesse escolher uma coisa pra falar para você que está lendo este artigo, sem dúvidas eu diria: COMECE, HOJE, AGORA, JÁ, VAI! (Termine de ler este artigo antes).
3 – CRIE UMA LOJA VIRTUAL
Olhe a sua volta, no seu quarto, na sua mesa, no seu armário, quais foram as últimas compras que você fez? Que tipo de produto gosta de consumir, de comprar, o que chama a sua atenção?
Se você sabe responder essas perguntas, trago outra boa notícia (afinal, este artigo é para abrir mais ainda a sua mente, e te trazer boas notícias e novas possibilidades), você pode criar sua própria loja virtual, e vender coisas que você mesmo gosta de comprar!
Sempre dou essa dica para meus alunos, eles me perguntam: Que tipo de produto que mais vende em suas lojas? E eu digo que pra mim, não existe produtos campeões de vendas, e sim públicos que compram qualquer tipo de produto, o seu desafio é saber se conectar com o perfil de cliente que quer atingir, e o caminho mais curto que eu conheço (ainda assim trabalhoso), é olhar para o próprio espelho.
Crie uma página no facebook, um perfil no instagram, um blog como este, comece a compartilhar ideias, produtos, fotos, vídeos sobre o que você gosta. É uma atividade prazerosa, que gera engajamento do seu público em potencial, e consequentemente eles se tornam seus clientes, comprando os produtos da sua loja.
Mas você deve estar se perguntando, ok, e o que eu vou vender? E eu te respondo, criar uma loja virtual te dá muitas possibilidades de renda, você pode por exemplo vender coisas usadas da sua casa e vender na OLX e Mercado Livre, ou você pode comprar coisas no atacado em grandes distribuidores, e vender na sua própria loja virtual.
E o melhor de todas opções: hoje em dia é possível você criar uma loja virtual e vender produtos de outros fornecedores através da sua loja sem precisar estocar produtos, essa modalidade de vendas é chamada de Dropshipping e está em ascensão no Brasil, e já está muito avançada em outros países.
Na teoria é muito simples, escolha os produtos, cadastre na sua loja, divulgue nas redes sociais, faça vendas, processe os pedidos com o fornecedor, e seu cliente recebe na casa dele.
Parece simples né? Mas como eu disse logo no começo do artigo, ganhar dinheiro na internet é possível, é simples, porém dá trabalho! Para estruturar sua loja virtual você vai precisar: Comprar um domínio, contratar uma hospedagem, criar e-mails, contratar uma plataforma de gestão de pedidos, configurar os produtos na sua loja, existem também as questões fiscais, contábeis, e processos de atendimento.
E assim como criar cursos é viciante, criar lojas também acaba se tornando! Eu particularmente tenho hoje 5 lojas online na modalidade de Dropshipping, uma genérica onde vendo diversos tipos de produto, e as demais são de nichos específicos, que encontrei o público correto e hoje tenho dezenas de pedidos todos os dias!
Caso você tenha interesse em saber mais sobre esta modalidade, conheça o meu treinamento Drop Expresso, e aprenda a criar sua loja virtual e vender online sem precisar de estoque.
4 – MARKETING DE AFILIADOS
Por último e não menos lucrativo, uma das formas de ganhar dinheiro na internet é através do Marketing de Afiliados. Mas afinal, o que é Marketing de Afiliados? O Marketing de Afiliados nada mais é do que você vender produtos ou serviços que não são seus, e receber uma comissão por venda dos produtores.
Existem diversas formas de você se afiliar para vender qualquer tipo de produto ou serviço na internet hoje, um exemplo bem clássico, é o da loja Magazine Luiza, eles tem um programa chamado Magazine Você, onde você pode simplesmente fazer o seu cadastro, escolher os produtos da Magazine Luiza que pretende vender, divulgar nas suas redes sociais, gerar vendas e ganhar comissões, e não precisa se preocupar com o atendimento, muito menos com nota fiscal e entrega, pois todos os processos fiscais e logísticos são feitos pela própria loja.
Um outro modelo de Marketing de Afiliados, é você vender infoprodutos através das plataformas digitais (Hotmart, Eduzz, Monetizze), ambas as plataformas disponibilizam abertamente quais são os produtos mais vendidos, a grande maioria dos produtores deixam os produtos autorizados para afiliados venderem, e aí vem novamente a questão da segmentação por afinidade, onde você pode escolher um nicho para trabalhar.
Um nicho nada mais é do que um segmento mais específico, por exemplo, hoje eu estudo, trabalho e vivo de Marketing Digital, além de vender os meus próprios produtos na hotmart, eu também vendo produtos de outros players do mercado, e sou muito bem remunerado por isso.
Mas fique atento, procure sempre observar as qualificações do produto que você escolher, se tem uma boa aceitação no mercado, se ele é bem estruturado, e se o produtor oferece suporte e atendimento, pois da mesma forma que o cliente compra, ele pode solicitar cancelamento e reembolso, e isso pode gerar frustração.
Após ler este artigo, imagino que sua cabeça esteja fervilhando com tantas possibilidades de ganhar dinheiro na internet, acertei?
Dentre tantas oportunidades que existem no mercado, se você está começando no mundo do Marketing Digital e buscando ganhar dinheiro na internet, recomendo de olhos fechados que comece como um afiliado. Mas não um afiliado largado, e sim um afiliado profissional, que terá suporte, estrutura e ferramentas para conseguir trabalhar de forma assertiva e sem rasgar dinheiro.
Para encerrar com chave de ouro, te faço um convite: Conheça o nosso programa Profissão Afiliado, oferecemos todo o suporte, estrutura, estratégias, ferramentas e atendimento que você precisa para ser um Afiliado Profissional.
Te vejo online!
Forte Abraço.
Murilo Parrillo
Fundador do Portal Marketing Digital Brasil