Vamos falar sobre criação de campanhas para mídias sociais?
Se você tem uma empresa, é essencial que você entenda a importância das mídias pagas para alavancar o seu negócio. E mesmo que você tenha uma pessoa responsável por esse trabalho, é importante que você tenha conhecimento pois campanhas bem sucedidas envolvem, além de investimento, estratégia e planejamento.
Não é difícil encontrar gestores que investem muito dinheiro na criação de campanhas, mas que não têm a mínima ideia dos resultados gerados ou que sabem que não estão alcançando aquilo que esperavam, mas mesmo assim não sabem o que fazer para mudar esse cenário.
Neste artigo trouxemos uma abordagem passo a passo para ajudá-lo a planejar, criar e executar uma campanha de mídia social como um verdadeiro dono de negócio!
1. Compreenda e defina o objetivo da campanha
O primeiro passo é colaborar com sua equipe nos detalhes da campanha. Você está promovendo um evento? Você está oferecendo um e- book ou download? Seja qual for a campanha, entenda o objetivo final. Qual ação você deseja que o usuário ou seguidor execute ao ver sua postagem? O objetivo está claramente articulado, ao mesmo tempo que é divertido e digno de ser compartilhado? Como você medirá a eficácia da campanha?
Identifique esses detalhes importantes primeiro para ter uma ideia clara de para onde você está indo.
2. Decida como promover a campanha em cada canal
Agora é hora de decidir que tipo de conteúdo você precisará para cada canal de mídia social. Você pode querer criar um vídeo curto para o Facebook e Instagram. Um evento no Facebook precisará de uma imagem de banner especial. Também pode ser necessário criar imagens para Twitter e Pinterest. Entender o propósito de cada canal é a chave para fazer essa etapa funcionar.
A publicidade em mídia social é essencial se você realmente deseja que as pessoas vejam e interajam com suas postagens. Se você ainda não começou a usar as ferramentas de publicidade nativas de cada canal de mídia social, comece com apenas um canal e experimente descobrir o que funciona melhor para seu público e conteúdo.
Feito o planejamento, é hora de ir para a próxima etapa!
3. Crie um calendário de conteúdo para a semana / mês / ano
A próxima parte do processo de planejamento é traçar sua programação em um calendário. Em que dias da semana e horários você postará conteúdo em seus canais sociais? Que tipo de mensagem e texto criativo você usará para gerar engajamento? Você pode definir um esboço básico de como será cada dia da semana ou mês da promoção em um modelo de calendário.
4. Crie conteúdo visual de apoio
Agora é hora de criar todos os componentes visuais que você planejou nas etapas 2 e 3. Se você está começando agora, você não precisa de um designer gráfico para criar imagens realmente divertidas e envolventes. O Canva é um exemplo de uma boa ferramenta para criar imagens rápidas e fáceis com texto, de forma simples e intuitiva.
5. Programe postagens
Agora é hora de agendar! Você tem um plano. Você tem um calendário. Você tem um conteúdo incrível! Você está pronto para colocar tudo junto em sua ferramenta de agendamento de mídia social de escolha. Algumas boas opções que recomendamos são Etus, Mlabs e RD Station.
6. Monitore e responda
Não basta publicar e esquecer! Mesmo que esteja funcionando e que você esteja colhendo bons frutos, você ainda precisa estar envolvido. Parte do gerenciamento de mídia social é simplesmente estar presente em seus perfis. Com as ferramentas de gerenciamento de que falamos anteriormente, você pode configurar alertas no telefone. Dessa forma, se alguém comentar sua postagem no Facebook ou responder no Twitter, você poderá responder rapidamente por exemplo!
7. Acompanhamento após o evento ou promoção
Se sua campanha for baseada em um evento, ou digamos, o lançamento de um novo produto, então pode fazer sentido acompanhar com fotos ou uma atualização. Se você fez um sorteio ou concurso, poste fotos do vencedor ou estatísticas sobre quantas pessoas participaram. Para um evento, você pode postar fotos do evento com uma recapitulação por exemplo! Isso trará maior confiabilidade ao seu trabalho e sua marca.
8. Analise e ajuste
Reserve um tempo para revisar suas análises para ver o que funcionou e o que não funcionou. Talvez todas as suas postagens da manhã tenham funcionado muito bem e as do meio da tarde tenham fracassado totalmente. Ou um tipo de conteúdo visual ou mensagem teve maior envolvimento do que outro. Em seguida, use esse conhecimento para ajustar suas táticas para a próxima campanha.
Nem toda campanha de mídia social terá todas essas etapas, mas é uma boa linha de base. Sua atividade de mídia social deve estar totalmente integrada com seu plano geral de Inbound Marketing. O que significa que você não deve perder de vista suas metas finais para mais visitas, mais leads e mais clientes.
Agora é sua vez! Hora de colocar o conhecimento em prática! E se você quer aumentar ainda mais seu conhecimento e se tornar ainda mais profissional em suas postagens, colhendo cada vez mais resultados, conheça nossos cursos e torne-se um especialista em campanhas para atrair cada vez mais clientes!
Este artigo foi publicado originalmente em Marketing Brasil, para acessar clique aqui.